A gigante de pagamentos Mastercard está planejando permitir que seus comerciantes consigam aceitar pagamentos em criptomoedas ainda este ano. De acordo com uma postagem em seu site, a nova funcionalidade permitirá que os clientes façam pagamentos com bitcoin e outras criptomoedas nas lojas que trabalham com o cartão da empresa.
A informação já havia sido revelada em 28 de janeiro, quando o CEO da Mastercard, Michael Miebach, disse em uma teleconferência que a empresa iria integrar pagamentos em moeda digital “diretamente na rede”.
A Mastercard já suporta algumas transações com criptomoedas por meio de parceiros, como a Wirex e Uphold, mas o novo movimento da empresa poderá usar a própria rede da Mastercard para liquidar os pagamentos no momento da compra.
Ou seja, os comerciantes poderão escolher entre guardar as criptomoedas recebidas em uma transação ou converter instantaneamente para a moeda fiduciária na cotação do momento.
A Mastercard diz no anuncio que quer ajudar compradores e comerciantes, “permitindo que eles realizem transações em uma forma de pagamento totalmente nova.”
“”Estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valor digital – tradicional ou criptografado – como quiserem. A escolha deve ser sua, o dinheiro é seu.”
Mastercard e criptomoedas
Ao longo dos anos a Mastercard registrou 89 patentes relacionadas a blockchain e está aguardando aprovação de outras 285 em todo o mundo. A empresa, portanto, tem muito interesse em atuar no mercado de ativos digitais, seguindo passos do PayPal, que saiu na frente e pretende também permitir que seus comerciantes no mundo todo aceitem pagamentos em Bitcoin.
A Visa também entrou na corrida para conquistar uma fatia do mercado e na semana passada anunciou uma API que permite qualquer um dos seus clientes a prover serviços de compra e venda de Bitcoin.
A plataforma da Visa possibilita que seus 70 milhões de clientes se tornem uma plataforma de compra e venda de ativos digitais.
Ainda não está claro quais criptomoedas a Mastercard vai suportar, mas a empresa disse estar observando o mercado e que está atenta sobre quais ativos dará suporte com base nos princípios das moedas digitais que se concentram e na proteção e conformidade do consumidor.
“Nossa filosofia sobre criptomoedas é direta: trata-se de escolha. A Mastercard não está aqui para recomendar que você comece a usar criptomoedas. Mas estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valor digital”, disse a empresa.