Os entusiastas de Bitcoin que também são fãs da Marvel acabam de receber um ‘presente’ da Disney, que no último episódio de Falcão e o Soldado Invernal, incluiu uma menção sobre a criptomoeda.
Super heróis e Bitcoin? No terceiro episódio do seriado que pode ser assistido na plataforma de streaming Disney+, um dos personagens recebe uma mensagem de texto dizendo “Selby morto. RECOMPENSA de ₿1K para seus assassinos.”
Sem entrar muito em detalhes para não dar spoilers, a mensagem tem relação com uma recompensa de 1000 bitcoins (cerca de R$ 338 milhões) após um serviço ter sido executado.
Se você não se importa em saber, o vídeo pode ser visto abaixo.
Recompensa em Bitcoin para assassinos?
A comunidade de criptomoedas foi rápida em comentar o assunto no Twitter e no Reddit, dizendo que foi legal o Bitcoin ter aparecido no gigante universo da Marvel.
Mas também houveram aqueles que perceberam que a citação foi negativa, já que a moeda digital foi relacionada com o submundo do crime.
Apesar disso, a simples citação da criptomoeda em um programa tão importante na cultura pop mostra que o Bitcoin não é mais uma moeda de nerds, mas que ela veio para ficar e que é amplamente utilizada.
Nos últimos anos o Bitcoin fez pequenas participações em poucos filmes considerados enlatados, contudo, agora ele tem aparecido em grandes produções como a moeda da internet.
Na nossa lista de filmes que citam Bitcoin, a grande maioria tem relação com a criptomoeda sendo transacionada na dark web. Não há, portanto, nenhuma citação, por exemplo, de uma pessoa comprando um simples café com o ativo digital.
Falem bem ou falem mal
Por mais que algumas das intenções de alguns estúdios seja de colocar a moeda digital como uma moeda do crime, o efeito acaba sendo inverso e o ativo ganha visibilidade de várias pessoas que descobrem que o Bitcoin, na verdade, não é uma moeda para atividades ilícitas, mas uma moeda descentralizada que pode ser usada por qualquer pessoa e não pode ser controlada por nenhum governo.
O Bitcoin existe há mais de 12 anos e em todos houveram críticas pesadas e tentativas de destrui-lo, no entanto, a moeda continua valorizando e sendo adotada por várias pessoas em todo mundo.
Certamente vai chegar a hora que os estúdios começarão a mostrar o Bitcoin da forma como ele realmente é, mas até lá, eles farão apenas o que fazem de melhor: ficção.
Lembre-se que em um estudo recente foi revelado que a moeda mais usada para o crime não é o Bitcoin, mas sim o dólar.