Volatilidade intensa do Bitcoin está sendo causada por negociações alavancadas

O mercado de alavancagem tem mais impacto nos preços do que se desconfiava antes.

O mercado de criptomoedas é sem dúvidas cheio de volatilidade, mas recentemente essas altas e baixas estão chamando cada vez mais a atenção dos investidores, principalmente com a montanha russa que está mais emocionante. De acordo com um artigo da CNBC, uma das principais causas dos movimentos brutos do Bitcoin nos últimos dias é justamente o mercado de derivativos e principalmente os traders que operam alavancados.

A agência de notícia destacou que a movimentação de preço do Bitcoin está acontecendo por muito mais do que os tuítes de Elon Musk ou notícias sobre proibições na China. Os traders usando alavancagem estão assumindo vários riscos de investimento e com isso tendo um impacto muito maior no mercado do que as negociações varejistas.

“Traders assumindo riscos excessivos no mercado não regulamentado de criptomoedas, que é forçado a vencer grandes quantidades quando os preços caem, são em grande parte responsáveis pela queda de 30% na última semana e por problemas de liquidez na maioria das corretoras.”

De acordo com o site, os momentos de venda massiva do Bitcoin foram engatilhados pelas negociações alavancadas.

Uma negociação alavancada é quando um trader “empresta” dinheiro de uma corretora para entrar com uma posição maior no Bitcoin. Se o preço cair, eles precisam devolver o dinheiro em algo chamado “margin call”, caso o preço suba, eles conseguem realizar grandes lucros e pagar o empréstimo com tranquilidade.

Algumas corretoras, como o caso da BitMEX, permitem alavancagem de 100 para 1. Ou seja, você pode usar 1 Bitcoin para “apostar” em até 100. Com isso, o volume de negociação também é consideravelmente alavancado e quando o preço cai, várias dessas posições são “liquidadas”.

É um tipo de negociação que movimenta milhões e segundo a CNBC, elas também têm um grande impacto na hora de determinar o valor do ativo.

“Você tem esse fator de manada – a liquidação de todos tende a ficar em preços parecidos uns com os outros. Quando você chega nesse preço, todas essas ordens de venda automática acontecem ao mesmo tempo e os preços despencam.”

Devin Ryan, analista do JMP Securities, também acredita que a negociação alavancada é um dos grandes influenciadores da queda recente do Bitcoin.

“Venda gera mais venda até que você encontre um equilíbrio na alavancagem do sistema. Essas vendas começam a se juntar conforme posições alavancadas são liquidadas, porque elas não podem cumprir com os requerimentos de margem. Alavancagem no criptomercado, particularmente no lado varejista, tem sido um grande tema que acentua a volatilidade.”

Por não ser regulamentado, o mercado de criptomoedas acaba tendo esse tipo de alavancagem que até recentemente chegava em valores absurdos acima de 100 para 1.

Esse é um tipo de negociação que, apesar de gerar lucro até mesmo no mercado de baixa, é extremamente arriscado e pode fazer com que alguém perca todas as suas reservas em pouquíssimo tempo.

Além disso, como agora vem sendo especulado, o mercado de alavancagem tem mais impacto nos preços do que se desconfiava antes.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias