“Criptomoedas são investimentos perigosos”, diz Banco Central da Rússia

A Rússia é um país que sempre teve um governo com o pé atrás em relação ao Bitcoin.

Em meio ao sentimento negativo de diferentes partes do mundo, com a China aumentando a repressão ao Bitcoin e o preço caindo, a presidente do banco central da Rússia “entrou na onda” para atacar a criptomoeda. De acordo com Elvira Nabiullina, as criptomoedas são o investimento mais perigoso atualmente.

Segundo o site Regard News ela comparou as criptomoedas com outros investimentos de alto risco, como os mercados de moedas internacionais. No entanto a comparação não foi nem um pouco positiva, afirmando que é muito mais fácil perder dinheiro nas criptomoedas do que outros mercados.

“É muito mais fácil perder dinheiro do que ganhar no mercado de moedas estrangeiras. Os ativos digitais especulativos são ainda mais arriscados.”

Com isso, o Banco Central da Rússia reforça a sua posição anti-Bitcoin, algo que não é nenhuma novidade na Rússia. De acordo com Elvira os preços são extremamente voláteis e as perdas para os investidores podem ser gigantescas.

Ela também reafirmou que o Banco Central da Rússia não recomenda nenhum investimento do tipo ao público.

“O Banco Central nunca dá conselhos de investimento, mas nesse caso especial, o Banco com certeza não recomenda o investimento.”

Não é de agora que Nabiullina é uma cética do Bitcoin, tendo chamado a criptomoeda de “dinheiro falso” no passado. O Banco Central também já deixou claro que não tem interesse no Bitcoin e que a moeda nunca será utilizada pelo Banco.

Ainda em 2017, no auge do criptomercado naquela época, ela descreveu a popularidade das criptomoedas como uma “corrida do ouro”.

Vale ressaltar que os recentes comentários não apenas criticam as criptomoedas, mas também o “mercado de moedas estrangeiras”. Ou seja, é bem provável que a opinião de Elvira seja motivada pela proteção no rublo como moeda soberana na Rússia, principalmente porque o Rublo Digital aos poucos se torna uma realidade no país. 

Essa dinâmica está causando um certo atrito entre a população e até algumas autoridades em relação às decisões do Banco Central.

Como colocado pela coluna do Techstory:

“De um lado ela está sendo cética em reconhecer as criptomoedas, e do outro lado, o Banco da Russia planeja lançar algo próprio. É por isso que eles estão sendo criticados pela população e até mesmo por autoridades.”

A Rússia é um país que sempre teve um governo com o pé atrás em relação ao Bitcoin, mas com moradores a favor da moeda digital, algo muito comum em países em desenvolvimento.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias