Durante comemoração da atualização de sua criptomoeda, Charles Hoskinson, fundador da Cardano, disse que o objetivo da sua carreira é acabar com cargos de presidentes e CEOs.
A fala de Hoskinson ocorreu no Twitter após outro usuário parabenizá-lo pelo desenvolvimento da Cardano, chamando-o de futuro presidente dos EUA de 2032.
“[…] Não tenho desejo ou gosto por política. O objetivo da minha carreira é eliminar a necessidade de CEOs e presidentes. Então eu posso me aposentar e criar bisões”
This is wishful thinking. I have no desire or taste for politics. The entire point of my career is to remove the need for CEOs and presidents. Then I can retire and ranch bison
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) September 12, 2021
Faça o que eu digo, não o que eu faço
Hoskinson é o fundador e atual CEO da Input Output (IOHK), empresa que se diz totalmente descentralizada, mas tem um CEO. Além disso, a Input Output é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Cardano, também fundada por Hoskinson.
Além da IOHK, o desenvolvimento da terceira maior criptomoeda por valor de mercado, também é apoiado por outras duas empresas, a Cardano Foundation e a EMURGO, ambas tem CEOs.
Também podemos notar que o código fonte da Cardano está hospedado no GitHub da empresa IOHK, outro sinal de centralização de poder. Apesar disso, a IOHK apenas trabalha no desenvolvimento de uma criptomoeda, a Cardano.
Embora a Cardano não tenha nenhum CEO, a infraestrutura empresarial que a cerca nos leva a acreditar que o seu desenvolvimento não é descentralizado, e sim focado nos interesses destes participantes.
Muito barulho e poucos resultados
Apesar do fato da Cardano estar entre as três maiores, até agora ela apresentou poucos resultados. O lançamento de contratos inteligentes ocorreu apenas esta semana, enquanto outras blockchains já estão trabalhando com smart contracts há anos.
E a espera não foi recompensável, desenvolvedores de aplicativos descentralizados se depararam com problemas graves de escalabilidade durante testes e acabaram desistindo deles em menos de dois dias.
A criação de blockchains empresariais, usando uma mascara de descentralização, merece ser estudada com atenção. Aqueles que sugerem mudanças no código são os mesmos que as aceitam, por ordens de um CEO.
A fala de Hoskinson mostra-se muito contraditória também em termos políticos, visto que em abril deste ano, o mesmo atacou seus dois maiores concorrentes, Bitcoin e Ethereum.