O São Paulo Futebol Clube é mais um dos grandes times brasileiros a anunciar o lançamento de sua criptomoeda, nos moldes de um fan token.
O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (6), com o clube revelando um contrato com a Socios.com, empresa que ajudou o Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo a criar seus tokens para fãs, sendo que apenas os dois últimos já foram comercializados.
O presidente do São Paulo, Julio Casares, disse que a parceria é uma prova que a marca do clube é global.
“É muito gratificante termos Socios.com como nossos parceiros e, sem dúvida, é mais uma prova de que o nosso Tricolor é amplamente reconhecido como uma marca global. Além disso, a entrada do São Paulo em um universo em franca expansão é mais uma iniciativa que demonstra o protagonismo que queremos de volta ao clube que, passo a passo, vamos conseguir chegar lá”.
Já o CEO da criptomoeda Chiliz e da plataforma Socios.com, Alexandre Dreyfus, afirmou que o clube é um grande nome não só no Brasil, sendo um privilégio receber eles.
“São Paulo é um grande nome do futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo e é nosso privilégio recebê-los a bordo. Mal podemos esperar para começar e estamos ansiosos para criar história com seus fãs apaixonados”.
Atual campeão paulista, o São Paulo fechou uma parceria de cinco anos com essa plataforma, com um contrato que prevê muito mais que apenas a criação de sua criptomoeda.
Isso porque, o clube será o primeiro brasileiro a estampar em sua camisa a marca Socios.com, na linha frontal/escudeto. Dessa forma, em breve pela plataforma, os tokens de fãs do São Paulo serão vendidos, mas a data para esse evento ainda não foi divulgada.
O que é um fan token?
Pelas redes sociais, a Socios deu as boas-vindas ao São Paulo, que retribuiu com um “Vamos Nessa”.
Vamos nessa, @socios! 🇾🇪 👊
Saiba mais: https://t.co/5vWcid1S8E#SociosNoTricolor#VamosSãoPaulo 🇾🇪 https://t.co/sXRyXzr3PL
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 6, 2021
Mas para os fãs do clube, esse fan token é uma oportunidade de participar mais de algumas pequenas decisões que são tomadas pela direção. Além disso, é uma forma de ajudar o clube a conseguir mais recursos, via criptomoedas.
Essa modalidade de tokens ficou famosa após o PSG pagar parte da chegada de Messi com essa tecnologia, mostrando potencial do uso das criptomoedas por grandes clubes do futebol mundial.