Uma semana após um golpe de 850.000 reais da coleção Iconics, outro projeto de NFT deu um calote ainda maior. O desenvolvedor dos NFTs Evolved Apes desapareceu com 798 ETH, equivalente a 238 milhões de reais.
Apesar dos investidores notarem que havia algo suspeito, eles continuaram acreditando na boa fé do desenvolvedor da coleção que continua marcada como verificada na plataforma OpenSea.
Como sempre, a tecnologia é usada tanto para o bem quanto para o mal, por isso é preciso prestar atenção conforme mais projetos falsos estão surgindo no mercado.
Aproveitando o hype
Após o sucesso da coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club (BAYC), hoje a terceira coleção por volume de negociações na OpenSea, alguns criminosos tentam aproveitar a oportunidade para enganar pessoas.
Desta vez, o caso aconteceu com a coleção Evolved Apes quando o seu desenvolvedor, conhecido como Evil Ape, desapareceu com o dinheiro arrecadado para desenvolver o projeto.
Embora a coleção de 10.000 NFTs ainda esteja listada na OpenSea como verificada, o seu desenvolvedor deletou as suas redes sociais, como Instagram e Twitter, além de não ser mais possível acessar o site oficial do projeto.
O dinheiro seria usado para desenvolvimento futuro do projeto, principalmente no desenvolvimento de um jogo no qual estes NFTs seriam usados. Segundo vítimas relataram à Vice, já era possível desconfiar do projeto devido a falta de profissionalismo em seus anúncios oficiais e outros.
“O que aconteceu é que o Evil Ape abandonou o projeto, drenando a carteira com todos ETH da cunhagem [dos NFTs] que seria usada para tudo, desde pagamento ao artista, giveaways em dinheiro, marketing, ferramentas, desenvolvimento do jogo e tudo mais.”
Vida que segue
Ainda em conversa com à Vice, o investidor Mike_Cryptobull disse que a comunidade do Evolved Apes daria sequência ao projeto sob o nome de Fight Back Apes, mesmo que eles apenas possuam os JPEGs.
Mesmo em um ecossistema descentralizado, o ponto de falha continua sendo centralizado. A solução encontrada pela comunidade é a criação de uma carteira multi-assinatura, ficando mais difícil que outro golpe semelhante ocorra.
Este tipo de comportamento acaba prejudicando todos os artistas sérios da indústria. Outro caso recente aconteceu dentro da própria OpenSea, plataforma de negociação de NFTs, onde o diretor de produtos da empresa foi demitido por usar informações privilegiadas para lucrar com NFTs.