A tendência do Bitcoin ainda é de alta?

O ciclo atual é diferente no tempo e mais poderoso pois traz um fator comportamental diferente, no caso acontece Acumulação e não Distribuição nesta fase. Mesmo havendo distribuição o preço subiu parabolicamente em 2013 ou 2017. Sim! Isso é muito otimista.

Siga no

Toda vez que Bitcoin sofre correção de curto prazo, principalmente quando é revertido e por um determinado período os Ursos estão no comando da tendência, o mesmo comportamento se repete e durante um mercado de alta detentores de curto prazo assumem venda com prejuízo.

A correção recente é previsível, porém sua magnitude é curiosa já que com oferta reduzida dentro das principais Exchanges ao longo do tempo a volatilidade tende aumentar.

Há um mês atrás, Bitcoin não havia ainda cotado seu novo recorde histórico (~$69,000) e então eu havia passado a perspectiva de curto prazo já que o preço estava em um período de acumulação no movimento padrão bull 3, mostrado no gráfico de 4h.

Gráfico utilizado no texto em 06 Novembro de 2021

“Nessa região é de se esperar a quebra do padrão no curto prazo? Eu diria que sim! Mostrei as acumulações começando aumentar e já é a primeira vez que o padrão falha no meio do caminho, ou seja, em alguma faixa será revertido para retração maior.”

Mesmo durante um mercado Touro o preço do Bitcoin no curto prazo é volátil e durante algum momento o período mais curto estará sendo guiado pelos Ursos e não pelos Touros.

A tendência de médio/longo prazo continua intacta!

Dentro da cadeia temos a mesma conjuntura Macro, não mudou nada e com o último movimento forte de correção o mesmo comportamento é repetido fortalecendo o fundamental fator que devemos considerar para tomar ações durante esse período de oportunidades.

No texto anterior eu reforcei esse fator e a dinâmica comportamental de curto prazo relacionado aos movimentos cíclicos do Bitcoin. Além disto, você pode ver atualização recente dos indicadores de ciclo e como estão indicando subvalorização.

Taxas de financiamento

O mercado futuro alavancou-se no curto prazo, as taxas de financiamento chegaram a bater 0.05, maior nível desde maio deste ano. Enquanto o preço bateu um novo All Time High, as taxas de financiamento fizeram um topo menor.

Interesse em aberto

Foi um sinal claro de desalavancagem? Sim, pode ser considerado! No entanto se refletiu no preço a partir de então. Open Interest também deixou um topo menor em 15 de novembro e desde então -35% de correção.

Interesse diminui, posições fechadas e malas prontas. Alguns grandes jogadores poderiam saber de algumas informações externas antes de ocorrer e antes já tirou a mão forte do lado comprador?

A “limpa” no mercado futuro foi realizada, muitos detentores de curto prazo perdem dinheiro e as baleias junto com detentores de longo prazo “fazem a festa”.

Os melhores momentos de comprar durante um mercado de alta é quando pessoas vendem no prejuízo com extremo medo do “fim do mundo”.

Índice do medo/ganância

Por isso é sempre importante gerenciar neste mercado com olhar de longo prazo, atentando-se na conjuntura Macro para saber o momento cíclico. A partir disto o preço irá indicar claramente médio/longo prazo em estrutura de alta, e alguns momentos revertendo o curto prazo para mercado de Urso.

Curto Prazo: 1-3 Meses | Médio Prazo: 3-12 Meses | Longo Prazo: 12 Meses +

A briga foi intensa, o ponto de retorno foi a virada de tendência anterior (~$44,4k). Chegou a cotar próximo de $40,000, porém é o fundo da Zona Neutra que eu considero.

Liquidações Short/Long (Gráfico 1h)

Veja que houve um novo ataque do exército Urso neste nível em posições Long. Como eu disse, a limpeza foi feita e muitos stops/liquid foram acionados.

Ainda assim, houve defesa e mais um grande pico em liquidações de vendidos especuladores. Essa faixa é o ponto atrativo de curto prazo e não só isto e o ponto principal para a retomada da tendência principal dando combustível e alívio no sentimento e ações de especulação extrema.

Com todo este medo circulando, o mercado repete o mesmo comportamento apresentado nas quedas anteriores. Detentores de curto prazo vendendo no prejuízo.

O indicador SOPR (Spent Output Profit Ratio) abaixo de 1.00 significa realização com prejuízo, no caso a categoria STH (Short Term Holders) agrega as informações somente de detentores de curto prazo, idade de 1 hora até 155 dias na cadeia.

STH_SOPR (Indicador UTxO)

Assim como o medo do COVID em março de 2020 ocasionou venda em massa, em alguns momentos no começo do ano de 2021 no meio de grandes realizações por conta do preço apenas subindo após quebrar a marca de $20,000, também há realizações com prejuízo.

Diferentemente dos detentores de longo prazo, LTH (Long Term Holders) considera idade acima 155 dias na cadeia para essa categoria.

Sempre que há realização dessa categoria, SOPR (Spent Output Profit Ratio) acima de 1.00 significa venda com lucro. Por isso é importante atentar-se a volatilidade no prazo menor e gerenciar o risco para que não tenha que cometer ações com base em emoções.

Certo! Detentores de curto prazo vendem com prejuízo em todas as correções e mergulhos, já detentores de longo prazo a maior parte de todo o mercado de alta vendem com lucros.

E a queda dos últimos dias, quem mais vendeu? É possível saber!

O indicador SOPR tem um derivado chamado aSOPR (Adjusted Output Profit Ratio) e ele dá mais ênfase a outputs vivos em menos de uma hora, deixando menores implicações para UTXOs de longa duração.

aSOPR (Indicador UTxO)

Com isto dito, este indicador abaixo de 1.00 significa venda com prejuízo, porém com maior impacto para detentores de curto prazo. Ou seja, quem mais vendeu recentemente foram detentores de curto prazo confirmando realizações com prejuízo.

Felizes com o último mergulho quem ficou mesmo foram os Mineiros, já que o comportamento deles no ciclo atual é diferente em relação a história.

Reservas de Mineiros

Após o Halving em 2012/2016 os Mineiros começam uma tendência distribuidora no qual pode ser visto através de suas Reservas sendo drenadas (média de -14%).

Repare que a cada 10 minutos todos os dias os mineiros acumulam Bitcoin.

O ponto importante é: Neste ciclo de alta os mineiros não estão distribuindo, mas sim acumulando, totalmente diferente dos ciclos anteriores.

Quando o minerador segura seu Bitcoin ele espera uma valorização de preços maior para distribuir em massa. Se isto não ocorre agora podemos esperar o que? ou os mineiros esperam o que?

Dentro da cadeia a conjuntura Macro entre participantes principais é extremamente otimista. Assim como o comportamento dos mineiros apresentam-se diferente neste ciclo, as Reservas de Bitcoin também.

Reservas de Bitcoin em todas Exchanges

Inclusive as Reservas de Bitcoin dentro das Exchanges continuam a serem drenadas e realizam um novo fundo, menor.

O ciclo atual é diferente no tempo e mais poderoso pois traz um fator comportamental diferente, no caso acontece Acumulação e não Distribuição nesta fase. Mesmo havendo distribuição o preço subiu parabolicamente em 2013 ou 2017. Sim! Isso é muito otimista.

Em relação ao tempo e o ciclo do Bitcoin eu fiz um artigo recente comparando com a história e se vamos além de 2022 para dar continuidade a tendência de alta.

Contudo, irei abordar nos próximos dias sobre a extensão cíclica temporal além dos fatores fundamentais para expansão do mercado que ocorreu entre o ciclo 2 e o atual.

Portanto, o ciclo atual continua forte no fator Macro além de oferecer grandes oportunidades de exposição nessa altura do campeonato. Lembre-se! Nunca o curto prazo será guiado apenas em uma única direção, volatilidade faz parte do jogo. Esteja sempre preparado!

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!
Notas de dólar

Fed lança relatório sobre dólar digital, porém não toma decisão

O Banco Central dos EUA, Federal Reserve (Fed), publicou um estudo de 40 páginas ressaltando pontos positivos e negativos da implementação de sua CBDC,...

Neymar compra 2 NFTs por R$ 6 milhões

O Twitter Blue é uma versão paga do Twitter que permite que os usuários possam ter diferentes vantagens e recursos e recentemente a rede...
Vitalik Buterin

Criador do Ethereum dá palpite sobre quem pode ser Satoshi Nakamoto

Durante conversa com o canal UpOnlyTV, Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, falou sobre atuais desafios de seu projeto, bem como seus casos de uso....
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias