Plataforma de criptomoedas suspende mercados de 17 tokens após tentativa de ataque

Através de uma votação pública, a plataforma de finanças descentralizadas AAVE decidiu suspender o serviço de empréstimo (popularmente chamado de lending) de 17 tokens de Ethereum que possuem baixo volume e alta volatilidade.

A decisão ocorreu após a plataforma sofrer uma tentativa de ataque similar a sofrida pela Mango Markets no mês passado, que acabou resultando em um prejuízo de meio bilhão de reais.

Além da semelhança técnica do ataque, o hacker também parece ser o mesmo. Através de suas redes sociais, Avraham Eisenberg revelou planos para explorar a AAVE, mas não teve sucesso desta vez.

Os planos do hacker

Assim como fez com a Mango, Avraham Eisenberg também não se preocupou em esconder sua identidade, explicando em seu Twitter como a plataforma AAVE poderia ser explorada financeiramente.

“Fui informado de que a AAVE é perfeitamente segura, então aqui está a estratégia de negociação em potencial. Não é aconselhamento financeiro ou jurídico, mas se você fizer 9 dígitos com isso, sinta-se à vontade para enviar uma gorjeta,” escreveu Avraham Eisenberg no Twitter. “Observe que começar com mais capital inicial aumenta as chances de sucesso e a porcentagem de lucro.”

Na imagem, o hacker da Mango aponta que o preço da criptomoeda Ren (REN) pode ser facilmente manipulado com algumas centenas de milhões de dólares. Em seguida mostra como seria possível lucrar tal empréstimo.

Entretanto, sua estratégia não funcionou como o planejado, resultando em um ataque não-lucrativo para Eisenberg, ou quem quer que tenha seguido seus planos, em outra criptomoeda oferecida na AAVE.

“A tentativa de squeeze do [token] CRV na AAVE foi malsucedida e não lucrativa. Apesar disso, a Aave acumulou uma posição insolvente muito menor.”

AAVE toma medidas de proteção contra ataques

Ainda que o ataque não tenha sido lucrativo para o atacante, a AAVE teve um prejuízo milionário. Com isso, o projeto aprovou, neste domingo (27), a suspensão de 17 mercados que poderiam ser explorados no futuro.

Todos são tokens ERC-20, abrigados na rede Ethereum. São eles: YFI, ZRX, MANA, 1INCH, BAT, sUSD, ENJ, GUSD, AMPL, RAI, USDP, LUSD, xSUSHI, DPI, renFIL, MKR e o próprio CRV, usado no ataque mencionado anteriormente.

Por fim, ainda que as corretoras centralizadas estejam em foco no último mês após a falência da FTX, são as descentralizadas que seguem como o principal alvo de hackers. Um dos principais motivos pode ser a ausência de leis sobre o setor, o que já fez o próprio Eisenberg apostar que não seria preso após roubar R$ 619 milhões da Mango.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias