A Addentax Group Corp (NASDAQ: ATXG), uma empresa chinesa com ações no mercado mobiliário dos EUA, sofre nesta sexta-feira (16) um revés inesperado, um dia após anunciar a Reserva de Bitcoin e de TrumpCoin.
Acumulando uma desvalorização de 99% no papel desde 2022, os investidores agora percebem a nova queda de 12,61% nas últimas 24 horas, com cada papel valendo apenas US$ 0,59.

Um dia antes, em comunicado partindo da China, a Addentax afirmou que planeja investir até 800 milhões de dólares em criptomoedas.
Diversificação de Reserva de Bitcoin e altcoins não ajudou empresa a superar dificuldades no mercado
Muitas empresas sérias que estudam os fundamentos do mercado entendem que a Reserva Estratégica de Bitcoin é uma das melhores. A Strategy (ex-MicroStrategy), é um casos de maior sucesso com uma campanha de compra recorrente de bitcoin.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
A estratégia já influenciou até mesmo a companhia Méliuz no Brasil, que desde a última quinta-feira (15), se tornou oficialmente uma adotante exclusiva de Bitcoin.
Já a Addentax resolveu anunciar em seus planos de investimentos de US$ 800 milhões que planeja comprar até 8 mil unidades de bitcoin. Contudo, ela também planeja investir em altcoins e até memecoins, como a TrumpCoin, criptomoeda lançada por Donald Trump.
O anúncio se tornou oficial após publicação no site oficial da SEC, onde a empresa detalhou a proposta para o mercado.
Hong Zhida, CEO da companhia, comentou que a iniciativa coloca a empresa no mercado cripto de vez. “Esta iniciativa apoia a estratégia mais ampla de blockchain da Empresa, facilitando potenciais aquisições de ativos digitais como Bitcoin e introduzindo investidores estratégicos com experiência no ecossistema de criptomoedas. Acreditamos que certos ativos digitais consolidados podem servir como um componente estável dos investimentos de longo prazo da Empresa, dada sua liquidez e o crescente interesse institucional nos últimos anos,” disse o executivo.
Quem não adotar apenas o bitcoin corre mais riscos?
A queda nas ações da companhia chinesa de vestuário após anúncio de diversificação com bitcoin e outras altcoins poderá servir como exemplo no futuro para outros interessados. Isso porque, as criptomoedas alternativas não possuem fundamentos sólidos igual ao bitcoin, muitos menos tempo de mercado.
Ou seja, anunciar a compra de uma memecoin como a Trumpcoin pode ter levado investidores a duvidarem da seriedade da proposta apresentada.
Por outro lado, companhias que adotam exclusivamente o bitcoin se beneficiam de grandes altas no mercado, como o caso da Méliuz (B3: CASH3) no Brasil, que já viu suas ações dispararem 287% desde o início de 2025.
