Adoção de Bitcoin cresce em Gana e Banco Central promete regulação

País com 33 milhões de habitantes no continente africano está atento ao crescimento do mercado e diz que teme crimes com novas tecnologias.

O Banco Central de Gana publicou novas diretrizes para o mercado de criptomoedas, após o Bitcoin e o dólar USDT despontarem entre a população mais jovem.

Com 33 milhões de habitantes, o país da África Ocidental observa com atenção os novos desenvolvimentos.

Apesar do desejo de regular o mercado, o Banco de Gana está aberto a ouvir os participantes do ecossistema antes de uma proposta final. Ou seja, indica que não deve regular com mãos de ferro e nem sufocar as empresas do mercado.

Bitcoin cresce entre população jovem de Gana, diz banco central

Em um documento liberado pelo BC de Gana, tudo indica que o Bitcoin continua crescendo em adoção no continente africano, com o banco central do país prometendo regular o mercado.

Após uma extensa revisão interna da crescente popularidade de ativos digitais como criptomoedas como Bitcoin e Tether (USDT) em Gana, e engajamentos com várias partes interessadas, o Banco de Gana emite rascunhos de diretrizes sobre ativos digitais. Essas diretrizes têm como objetivo expor as medidas regulatórias propostas pelo Banco e solicitar feedback da indústria e do público. Isso está em linha com o compromisso do Banco de desenvolver continuamente um ambiente regulatório propício que promova a inclusão financeira e melhore a estabilidade financeira“, declarou o banco central de Gana em nota.

Ao indicar o novo caminho regulatório, a autoridade monetária reconheceu haver bons casos de uso da tecnologia, principalmente em pagamentos internacionais. Contudo, o medo do uso para lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo tem movido os reguladores a nova postura.

Embora reconheça as aplicações inovadoras e benéficas de ativos digitais em pagamentos internacionais, doações de caridade, crowdfunding, remessas internacionais, bem como as oportunidades econômicas apresentadas pela tokenização de ativos, o Banco permanece vigilante para lidar com potenciais desvantagens. Isso inclui riscos relacionados à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo“, disse o Banco de Gana.

Quem quiser enviar colaborações sobre propostas de regulação para o banco central tem até o dia 31 de agosto de 2024 para submeter ideias e entrar no debate, através do e-mail FinTech@bog.gov.gh.

“Observamos regras mundiais”, diz autoridade

Para o novo caminho de regular o mercado de criptomoedas, o Banco de Gana declarou que observa as regulações internacionais no mercado. Além disso, verificou qual a posição dos órgãos Financial Stability Board (FSB), o Financial Action Task Force (FATF) e da International Organization of Securities Commissions (IOSCO) sobre o tema.

Vale o destaque que o Banco de Gana é um dos pioneiros no continente africano a desenvolver sua própria CBDC. Chamada eCedi, a nova moeda utiliza a tecnologia blockchain, assim como a Drex no Brasil.

Nos últimos anos, o continente africano viu crescer o uso de criptomoedas entre a população. O bilionário Jack Dorsey, apoiador do bitcoin, fez uma visita ao continente para presenciar de perto a evolução e se mostrou otimista com o que viu.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias