O site de análise de backlinks Ahrefs publicou um relatório com a quantidade de sites que estão minerando criptomoedas através de scripts. A Ahrefs é um conjunto de ferramentas para SEO e marketing executado em Big Data. Eles fazem verificação de backlinks, pesquisa de palavras-chave e outros serviços.
No relatório da empresa sobre a quantidade de sites que podem usar seu computador para minerar criptomoedas, mais de 175 milhões de domínios foram analisados e 23,872 sites foram pegos utilizando algum script de mineração. A ferramenta utilizada para analise foi a wappalyzer.
O Wappalyzer é uma ferramenta multi-plataforma que revela as tecnologias usadas em um site.
A maior parte dos scripts encontrados foram da Coinhive, ela representa 93,82% de todo resultado da pesquisa, ou seja, 22.396 sites usam o script para minerar Monero.
Qual script de mineração foi encontrado em todos os domínios:
A maioria dos sites possuem dominios .com, mas em suma, são domínios TLD (TOP LEVEL DOMAIN), aqueles que qualquer um pode criar um subdomínio e colocar algum conteúdo nele, de modo que o rastreador da Ahrefs os visualiza como sites independentes.
Para ilustrar, veja o blogger.com, é possível criar um subdomínio sendo: seusite.blogger.com. O rastreador da Ahrefs exibe esses subdomínios como sites separados. Os sites Brasileiros, ou seja, terminados em .com.br, representam 2,98% do total.
Principais domínios dos sites:
Dos 23.872 sites que executam scripts de mineração, 1.308 estão em “domínios raiz”, Isso é ~ 5,48% do total.
Todas as 1.308 instâncias foram encontradas nos “domínios raiz” listados abaixo:
- blog.jp : 1 instância;
- blogspot.com : 1.257 instâncias;
- canalblog.com : 2 instâncias;
- squarespace.com : 1 instância;
- us.com : 1 instância;
- weebly.com : 1 instância (mais sobre isso mais tarde!)
1.257 dos 23.872 (~ 5.27%) domínios são do blogspot.com.
Vale lembrar que outras pesquisas sobre este assunto já foram divulgadas por outras empresas, mas a ferramenta de big-data da Ahrefs traz uma nova visão sobre o assunto.
Você pode consultar este artigo para saber como funciona a mineração utilizada pelos sites.
Siga o Livecoins e continue recebendo nossos artigos: Facebook | Twitter