Líderes e membros do mercado de criptomoedas estão tentando mudar a cláusula do Plano de Infraestrutura dos EUA que pretende arrecadar bilhões com a taxação das criptomoedas.
Durante o mês passado foi revelado que o novo plano de infraestrutura elaborado de forma bipartidária tem como objetivo arrecadar US$ 28 bilhões com a taxação do criptomercado. No entanto, para muitos essa taxação pode ser um empecilho para o crescimento de todo o setor.
Parte da polêmica sobre a nova proposta é a nova emenda que usou termos muito vagos como “Broker” (intermediário) que pode significar qualquer parte, desde desenvolvedores de carteira, mineradores, vendedores P2P e todos os outros tipos de pessoas ligadas ao setor.
You've been training for this. This is your moment. The amendment isn't going to pump itself. Time to make some calls.
I just did and was able to speak to a human within 2 minutes for both of my US Senators. Took < 5 min. We clearly aren't hitting them hard enough. Get er done. https://t.co/aesautx559
— Jesse Powell (@jespow) August 4, 2021
Com isso, há a preocupação de taxação indevida e exagerada de partes da indústria que podem prejudicar o crescimento dela como um todo.
Líderes da indústria determinaram que as emendas são desastrosas. Por exemplo, Jerry Brito, diretor executivo do CoinCenter, disse que a emenda é ridícula e desastrosa com a atual linguagem do projeto acrescentando desenvolvedores de código aberto, plataformas de DeFi, validadores e stakers como “Brokers”.
Isso não apenas atrapalha os envolvidos no setor, mas torna a taxação impossível de ser aplicada.
“A Emenda Não faz nada para os desenvolvedores de software. É ridícula!”
Sam Bankman-Fried, CEO da exchange de derivativos FTX, falou sobre como os termos amplos e a inclusão de diferentes partes do setor tornam impossível que a lei seja cumprida, mesmo que a entidade quisesse fazer parte do compliance.
“Para ser claro, não é que eles não querem fazer o relatório fiscal das pessoas. -Eles não podem-, porque eles não têm nenhuma das informações privadas de seus clientes.
Tudo o que eles estão fazendo é providenciar as ferramentas ou propagar a blockchain. Eles não sabem quem estão usando as DEXes (exchange decentralizada).”
Sam disse que acredita que o documento original era conciso e até que fazia sentido, mas a nova emenda acabou deixando tudo mais complicado com a inclusão desses novos setores e também com a desnecessária isenção dos mineradores PoW, mas não dos PoS, como se houvesse distinção na capacidade de relatar transações entre os dois tipos de estrutura.
“A exceção do PoW cria a implicação de que o PoS -entraria- nos requerimentos. Isso não é sobre os mineradores de PoS serem preguiçosos ou odiarem taxas.
Eles propagam ledgers gerais, descentralizadas e públicas. Eles não sabem quais negociações as pessoas fazem.”
A questão é que, no fim das contas, a atual emenda proposta para o documento torna parte dos esforços de taxação inúteis e podem complicar diferentes entidades no futuros que serão -incapazes- de estar de acordo com as novas normas.
Charles Hoskinson, o fundador da Cardano, também pediu para que os seus seguidores e para os fãs da blockchain e do criptomercado que se unam para pressionar os senadores contra essa nova emenda.
Curiosamente, um dos que apoiaram o movimento contra essa nova emenda foi Seán Ono Lennon, filho do lendário cantor e compositor John Lennon, ex-Beatles.
Seán, que também é cantor e compositor e grande fã do Bitcoin, disse que acredita que o criptomercado ameaça o sistema econômico tradicional e por isso não é surpresa que a Casa Branca apoia uma lei que prejudicaria o progresso do setor.
“O Criptomercado ameaça os pilares da hegemonia economia e estatal, devolvendo o poder ao povo. Com isso, não é surpresa que a Casa Branca apoia uma lei que pode prejudicar o progresso dessa indústria em ordem de agradar os líderes.”
Crypto threatens the very pillars of state and economic hegemony, returning power to the people. It is thus no surprise that the White House supports a bill that would cripple progress in this industry in order to placate the overlords. Watch @IOHK_Charles https://t.co/MWMfUnQ0l7
— Seán Ono Lennon (@seanonolennon) August 6, 2021
Mas nem tudo é desespero! Uma segunda emenda, proposta pelo democrata Ron Wyden e pelos republicados Cynthia Lummis e Pat Toomey esclarece melhor a posição de diferentes membros do setor, isentando mineradores e desenvolvedores de serem considerados intermediários.
Sendo assim, os operadores de nós, mineradores e desenvolvedores não precisariam fazer relatórios de transações, retirando parte da confusão em relação ao plano de infraestrutura.
O que sabemos é que, de um jeito ou de outro, esse plano vai ser passado pelo senado e que teremos uma taxação considerável do criptomercado nos EUA. Mas é preciso torcer para que no fim das contas seja com o texto mais conciso, descomplicado e menos prejudicial possível.