A Amazon continua expandindo seus horizontes, na última terça-feira (25) a gigante americana abriu seu primeiro super mercado que não aceita dinheiro. A loja está localizada na cidade de Seattle, nos EUA, e aceita apenas pagamentos virtuais.
O estabelecimento segue a mesma lógica da rede de conveniências aberta pela companhia recentemente. Assim, o desafio principal do local será conseguir realizar o processo de virtualizar os pagamentos de todos os itens, por meio de conferências de mercado mais complexas.
Sua estrutura conta com tecnologia diferenciada. Logo na entrada do super mercado, há catracas que só se abrem para o usuário por meio do uso de seu smartphone logado na conta da Amazon.
Além disso todo o local está equipado com sensores que permitem eu os produtos sejam adicionados ao carrinho do consumidor quando ele realmente os escolhe. No caso da pessoa desistir de compra, ela pode devolver a mercadoria sem ser na prateleira exata que a encontrou, que o sistema irá registrar a remoção deste item do carrinho.
O supermercado da Amazon oferece um total de mais de 5 mil itens diferentes em suas prateleiras. Além de produtos de marcas famosas o local também conta com mercadorias mais simples e produtos orgânicos.
O objetivo da companhia é reproduzir a experiência de compra de um mercado comum para os clientes. Porém, utilizando uma avançada tecnologia para isto.
Dinheiro não é aceito como pagamento
O mercado não possui profissionais como açougueiros e padeiros. No entanto, oferece produtos frescos para consumo, graças a trocas praticamente diárias de itens como carnes e pães.
Por outro lado, funcionários também estão presentes no local, em locais que necessitam de verificação de clientes como a área de bebidas alcoólicas. Depois de acabar suas comprar, o cliente pode sair sem precisar se preocupar com dinheiro, pois o valor devido é debitado diretamente na conta.
Conforme Dilip Kumar, vice-presidente da Amazon, o supermercado pode ser o primeiro de lojas ainda maiores e mais competitivas. Assim sendo, é possível esperar que a companhia possa, a médio prazo, competir com outras marcas importantes do setor, como Costco e a Sam’s Club.
Sabendo do nível de planejamento da empresa com relação a abertura de diversas unidades de lojas de conveniência ao redor dos EUA, o mesmo pode acontecer com esses modelos de mercados.
Câmeras e sensores detectam itens que clientes estão comprando
O supermercado da Amazon conta com uma área total de 966 metros quadrados. Destes, 715 são para a loja em si e o restante para o estacionamento dos clientes.
Trata-se de um investimento recente da companhia, que tem inovado cada vez mais em suas variedades de produtos e serviços. Assim sendo, dependendo do sucesso desse estabelecimento a empresa poderá investir cada vez mais também neste ramo.