A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um grande mistério para todo o mundo. Enquanto existem várias teorias de quem pode ser o criador do Bitcoin, alguns possuem certeza, como é o caso do analista do Bloomberg, Eric Balchunas, que afirma ter descoberto a identidade de Nakamoto.
O anúncio da sua “descoberta” foi feito através de sua conta no Twitter, onde ele disse que, baseado em tudo o que leu, acredita ter uma opinião sólida sobre a verdadeira identidade do criador do Bitcoin.
“Eu estou um pouco fora da minha área aqui, mas baseado em tudo que eu vi e li, Hal = Satoshi”
I’m out of my element here but based on everything I’ve seen/read Hal = Satoshi. https://t.co/vc7mjZU1kR
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) August 15, 2021
O analista da Bloomberg acredita que Satoshi Nakamoto é Hal Finney, um dos mais importantes nomes na história do Bitcoin e uma das grandes mentes por trás do desenvolvimento do criptomercado que conhecemos hoje.
A opinião de Balchunas foi argumentada com uma outra publicação que mostra Finney descrevendo o conceito de NFTs lá em 1993, quase 20 anos antes do Bitcoin ser criado e “solto” para o público.
Hal Finney
Não ficou claro pelo Tweet se a única coisa que fez o analista acreditar que Hal é Satoshi é a descrição dos NFTs lá em 1993 ou outros documentos e possibilidades, o que é mais provável para esse caso.
Curiosamente, essa não é uma opinião controversa ou “fora da caixa”, muita gente também acredita que Finney pode ser Satoshi, ou pelo menos parte do grupo que se denomina Satoshi.
Finney foi o primeiro a rodar um nó do Bitcoin e o primeiro a receber uma transação de Nakamoto, ele foi praticamente o responsável por “anunciá-lo ao mundo”, deixando um legado imensurável para todo o criptomercado e principalmente para o mercado financeiro global.
Infelizmente, Finney morreu em 2014 e é muito lembrado e importante para os Bitcoiners, cripotógrafos e cypherpunks de todo o mundo, tendo uma carreira brilhante entre esses círculos, sendo homenageado até mesmo por grandes nomes do setor tecnológico.
No entanto, apesar de muitos apresentarem várias evidências, ainda não é possível afirmar com certeza quem é Satoshi Nakamoto.
E isso faz parte da magia do Bitcoin, afinal, a criptomoeda cresceu muito além do seu criador, com vários desenvolvedores melhorando o código e fortalecendo a blockchain de formas que Satoshi talvez não fosse capaz. Isso inclui também a participação de Finney no ecossistema.
No fim, a mensagem é que qualquer um pode ser Satoshi e o Bitcoin é de todos. Como é repetido entre os fóruns e comunidades “Todo mundo, com exceção de Craig Wright, é Satoshi Nakamoto.”