5 de abril é aniversário de Satoshi Nakamoto e data pode esconder uma mensagem

Em 5 de abril de 1933, foi emitida uma ordem executiva que tornou a propriedade do ouro ilegal para os cidadãos dos EUA.

Siga no
Satoshi Nakamoto trollou o governo marcando seu aniversário para 5 de abril.?
Satoshi Nakamoto trollou o governo marcando seu aniversário para 5 de abril.?

Hoje, dia 5 de abril, é o aniversário de Satoshi Nakamoto, o lendário e misterioso criador do Bitcoin, pelo menos de acordo com o que ele alegou antes de ter sumido da internet.

Como sabemos, Satoshi adora colocar mensagens escondidas em tudo o que ele faz, então será que a escolha do dia 5 de abril também quer dizer alguma coisa?

Satoshi começou a deixar mensagens importantes desde o começo do Bitcoin, gravando no bloco gênesis do Bitcoin a manchete na capa do jornal The Times de 3 de janeiro de 2009, “Chanceler à beira de segundo resgate aos bancos”.

Página do The Times com a manchete que agora está gravada para sempre na história do Bitcoin.
Página do The Times com a manchete que agora está gravada para sempre na história do Bitcoin.

De acordo com o perfil Documenting Bitcoin, existe um acontecimento importante nessa data de 5 de abril, mais especificamente em 1933, quando o governo dos EUA proibiu que cidadãos comuns tivessem moedas de ouro, barras de ouro ou certificados de ouro.

Com isso, a data marca o dia em que uma ordem executiva proibiu que cidadãos tivessem qualquer propriedade ao metal precioso.

“Satoshi Nakamoto trolou o governo marcando seu aniversário para 5 de abril. Uma data aparentemente aleatória no início, certo? Mas em 5 de abril de 1933, foi emitida uma ordem executiva que tornou a propriedade do ouro ilegal para os cidadãos. Bitcoin resolveu isso.”

E por que isso é importante para o Bitcoin? Bom, o Bitcoin nasceu como uma forma de “tirar o poder do governo” em relação à soberania financeira pessoal de cada pessoa. E enquanto o ouro pode ser proibido e confiscado, o Bitcoin é resistente à censura.

Sendo assim, ter escolhido a data de 5 de abril como a data de aniversário serve como uma forma de relembrar a importância que o Bitcoin tem para as pessoas.

Claro, o perfil Documenting Bitcoin pode estar apenas chutando a relação entre os dois fatos, mas, mesmo se essa for a data de aniversário verdadeira de Satoshi, há um grande simbolismo nessa relação.

Bitcoin pode ser confiscado ou proibido assim como o ouro?

Desde que o Bitcoin entrou no mainstream, por volta de 2017, muitos se preocupam com a possibilidade da moeda digital ser banida, assim como foi possível fazer com o ouro em 1933.

Alguns apostam que essa é uma possibilidade real, como é o caso de Ray Dalio, já outros acreditam que isso nunca vai acontecer.

No entanto essa é uma preocupação justificada por diferentes motivos. Com o Bitcoin ainda sendo uma tecnologia nova, não sabemos até onde vai o interesse de proibir ou controlar o ativo digital.

Como já foi levantado por outros investidores, os EUA começaram diversas guerras para proteger o dólar, é bem possível que eles possam ter muito mais poder em cima do Bitcoin do que muitos acreditam.

Felizmente, por enquanto não foi demonstrado interesse por parte de governos como dos EUA, Reino Unido ou até do Brasil para proibir o Bitcoin. Mas países asiáticos, como a Índia, já caminham para o banimento de ativos digitais.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Presidente do partido NOVO: “Pobres não têm carteira de Bitcoin”

Com o medo da inflação sendo cada vez mais recorrente muito se comenta sobre maneiras de se proteger da crise e conseguir manter uma...

Minerador de criptomoedas é morto após tentar impedir roubo de equipamentos

A mineração de criptomoedas tem sido ponto de discussão e preocupações em diferentes países, mas em alguns lugares a situação ficou crítica. Na Abecásia,...
Faraó-dos-bitcoins-moisés

Tribunal nega liberdade para o “Faraó dos Bitcoins” e frustra clientes

A liberdade do Faraó dos Bitcoins era um evento aguardado pelos clientes da GAS Consultoria, mas o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias