Em vídeo publicado no último sábado (13), o Anonymous enviou uma mensagem para os entusiastas da coleção de NFT mais famosa do mundo, a Bored Ape Yacht Club (BAYC). Analisando as acusações sobre racismo e nazismo, levantadas há poucos meses, o grupo afirma que a resposta dos fundadores da BAYC não foi suficiente para encerrar o debate.
Sendo assim, o Anonymous promete realizar uma investigação que pode durar vários meses, principalmente com novas acusações surgindo. Entretanto, aponta que não estará satisfeito com “meias-medidas”.
No passado, o grupo já enviou uma mensagem para o homem mais rico do mundo, Elon Musk, que respondeu com mais provocações. Mais recentemente, o Anonymous atacou o fundador da Terra (LUNA), criptomoeda que lesou milhares de pessoas ao redor do mundo.
Anonymous promete investigar acusações contra a BAYC
Em junho deste ano, a maior coleção de NFTs do mundo era acusada de racismo. Na investigação são realizadas comparações entre o logotipo da Bored Ape Yacht Club com uma divisão do exército nazista, bananas que formam suásticas, bem como números que podem ter significados ocultos.
Embora os desenvolvedores do projeto tenham se defendido das acusações, algumas pessoas consideram que suas respostas tenham sido esclarecedoras o suficiente. Dentre estas, está o grupo Anonymous, criado em 2003 em defesa da liberdade.
“Estamos cientes das respostas oficiais e não oficiais de fundadores e representantes, mas não encontramos nada que tenha sido rotulado como irrefutável.”
“Dito isso, o Anonymous quer aproveitar o tempo para abrir uma discussão sobre a coleção BAYC, com a conscientização dos entusiastas e a intenção de seus criadores,” segue o vídeo do Anonymous. “Não acreditamos em meias-medidas e queremos ser minuciosos em nossa investigação. Prevemos que esta investigação pode muito bem levar vários meses, no mínimo, e com novas acusações surgindo diariamente, temos muito trabalho pela frente.”
https://youtu.be/FvJjODsF-5E
Seguindo, o vídeo nota que basta apenas uma das acusações ser real para que isso seja “intolerável”. Afinal, a denúncia é que os NFTs contenham mensagens racistas, com grande ligação ao nazismo.
“E para quem estiver ouvindo, não nos importamos se você tem visões nazistas, fascistas, racistas ou niilistas, e não há muito que possamos fazer se você for um defensor da pedofilia,” finaliza o vídeo do Anonymous sobre a Bored Ape. “Mas, o que teríamos problema é se uma marca injetasse essas ideologias em colecionadores e entusiastas desavisados, aproveitando o simbolismo esotérico, codificação enigmática, anagramas e outras linguagens codificadas dentro dessa marca.”
No momento desta redação, o preço base de um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club está em 77,65 ETH (R$ 760.000). Dentre os famosos que detém um NFT da BAYC estão a cantora Madonna e o brasileiro Neymar.