Segundo uma especialista em finanças pessoais, o fim de ano é um bom momento para se estabelecer as metas financeiras para o próximo ciclo. E aqueles investidores que procuram criptomoedas promissoras para 2023 devem estar atentos aos riscos de posições no mercado.
De fato, o ano de 2022 foi de grande lição para investidores, tanto novos, quanto veteranos das criptomoedas.
Isso porque, com quedas expressivas nas principais moedas digitais, prejuízos se tornaram comuns. Para evitar o problema em 2023, o gerenciamento de risco deve começar ainda em 2022.
Especialista lembra que antes de investir, pessoas devem traçar metas financeiras
Investir em bolsas de valores, criptomoedas ou renda fixa é um processo cada vez mais fácil, principalmente pelo fato das plataformas estarem cada vez mais digitais.
Para Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional (UCM), janeiro é um mês que chega carregado de contas a serem pagas, como IPTU e IPVA, por exemplo. Assim, antes de investir, se torna fundamental avaliar as despesas dos próximos meses.
“Para enxergar melhor os gastos e o que vai poder investir, é melhor a pessoa fazer uma planilha com tudo que precisa pagar até o final do ano e fazer projeções para os primeiros meses de 2023.”
Para Carolina, ao ter uma noção do quanto de despesas chegará, o investidor se prepara melhor para não gastar mais do que deveria.
De qualquer forma, os investimentos não devem ser deixados de lado em momento algum. Assim, na hora de pagar os boletos, se torna relevante incluir o valor para investimentos, para não deixar de fora os ganhos de longo prazo.
“A dica é: separe uma quantia para investir logo no início do ano e faça isso todos os meses em sequência. Na hora de pagar os boletos mensais, coloque o do investimento para que você se obrigue a aplicar o dinheiro.”
Cuidado com procura por criptomoedas promissoras para 2023
Ao procurar investir no mercado de criptomoedas, o erro de muitas pessoas é buscar lucros rápidos e certos, o que não existe em uma modalidade de renda variável.
Isso porque, a cotação das criptomoedas em corretoras tem valores definidos pelo próprio mercado, que opera com alta volatilidade. Assim, ao procurar por “criptomoedas promissoras”, por exemplo, um investidor pode começar 2023 perdendo seu suado dinheiro em uma aposta sem fundamentos.
Recentemente, um analista do TC indicou que em 2023 o mercado de criptomoedas deve começar a se recuperar, ainda no primeiro semestre.
Contudo, uma empresa que realizou demissões recentemente não acredita no potencial de recuperação do mercado em um período menor de um ano.
Ou seja, para evitar ruídos e riscos desnecessários, investidores devem redobrar a atenção com suas posições, contas a pagar, gerenciando os riscos de cada compra e venda no mercado.