O fundador da Braiscompany, Antônio Neto Ais, criou sua atual empresa em maio de 2018, durante a queda mais rigorosa do mercado de criptomoedas. Na ocasião, haviam se passado poucos meses que uma pirâmide de criptomoedas que ele divulgava encerrava suas operações.
A pirâmide em questão era a “Dreams Place International“, uma plataforma que prometia rendimentos de 1% ao dia para seus clientes.
Se dizendo uma empresa de amplo conhecimento em negociações avançadas, a pirâmide captou milhares das vítimas. Para convencer investidores, além das promessas de enriquecimento rápido, eventos de luxo eram organizados.
A atuação da “Dreams” não se restringia apenas ao mercado de criptomoedas, mas também dizia operar com Forex.
Qual era o papel de Antônio Neto, dono da Braiscompany, ao divulgar pirâmide de criptomoedas que colapsou em 2017?
Na Paraíba, em Campina Grande, Antônio Neto se destacou em 2017 por ser um dos “TOP líderes” da Dreams Place International.
Ele conduzia eventos motivacionais com investidores da pirâmide que ruiu e dizia que a “hora é agora”.
Não durou muito tempo a história da empresa fraudulenta, mas ela segue em uma lista de pirâmides financeiras catalogadas pelo UOL Economia de fraudes com bitcoins.
Em um dos vídeos a que o Livecoins teve acesso pelo YouTube, o perfil que publica o conteúdo alerta que a empresa é uma pirâmide financeira na Paraíba. Na gravação, quem apresenta o negócio é justamente Antônio Neto, que depois fundou a Braiscompany.
Antes de quebrar, o plano de negócios da pirâmide financeira tentava convencer pessoas a atrair mais investidores, prática comum em fraudes.
Antônio Neto, ex-duplo diamante da I9Life
Meses antes de trabalhar com a pirâmide de criptomoedas Dreams Place International, Antônio Neto era um Duplo Diamante da I9Life, outra empresa acusada de lesar milhares de investidores.
No Reclame Aqui da I9Life, é possível ver que a empresa recebe queixas de vender perfumes sem cheiro, produtos estragados e outros problemas.
E Antônio Neto chegou a divulgar a empresa em eventos em sua residência, conforme vídeo encontrado pela reportagem.
Atrasos na Braiscompany reacende suspeitas com atividades da empresa
Desde 2018, Antônio Neto criou a Braiscompany Soluções Digitais e Treinamentos LTDA, a primeira do grupo na Paraíba. Após isso, a empresa realizou registros no Distrito Federal, São Paulo, Recife, Salvador e outras cidades.
Em 2020, contudo, o negócio recebeu o primeiro alerta público sobre suas atividades. Na época, Tiago Reis, fundador da Suno, denunciou que a empresa poderia ser uma pirâmide financeira.
A Braiscompany resistiu as primeiras suspeitas, mas desde o final de 2022 atrasa os pagamentos aos clientes, o que ressuscitou as desconfianças. Nos últimos dias, o passado do dono do negócio tem sido investigado pelos investidores da Brais, que já criaram grupos de “vítimas” para buscar reaver seus investimentos.
Na página da Braiscompany no Reclame Aqui, a empresa já superou 100 reclamações. Entre as mais recentes, destacam-se as queixas de atrasos nos rendimentos.
O Livecoins não encontrou representantes da Braiscompany para comentar sobre os atrasos e o vínculo de seu fundador com antigos esquemas. O espaço segue em aberto para manifestações.
- Quer fazer uma denúncia? Envie ao Livecoins a sua queixa pelo e-mail denuncia@livecoins.com.br.