Conforme noticiado pelo Livecoins nesta manhã, Julian Assange, co-fundador do Wikileaks e simpatizante do Bitcoin foi preso na embaixada equatoriana em Londres e enfrenta extradição para os EUA por acusações de conspiração.
Julian passou os últimos sete anos buscando asilo na embaixada equatoriana, mas finalmente perdeu o apoio do governo. Ele foi preso hoje, 11 de abril, por não comparecer aos tribunais britânicos. Julian tinha um mandado de prisão sueco por alegações de agressão sexual e seu envolvimento com a Wikileaks, no entanto, o governo britânico pediu sua prisão por não comparecer ao tribunal para responder a essas acusações.
O elefante branco no meio da sala para esta acusação é o envolvimento do governo federal dos EUA, que o persegue com uma acusação de conspiração.
Após Julian ser preso, a Wikileaks liberou acesso a vários arquivos:
Wikileaks e Bitcoin
Julian tem sido um defensor de longa data da comunidade de Bitcoin por sua capacidade de contornar as repressões internacionais dessa natureza. Depois que o PayPal se juntou aos bancos suíços e norte-americanos ao proibir os usuários de enviar doações ao Wikileaks, Julian começou a aceitar doações em bitcoin como principal meio de financiamento.
O Wikileaks se tornou uma das primeiras grandes instituições a aceitar o método de pagamento, trazendo cobertura internacional da imprensa.
Desde então, o Wikileaks passou a receber uma quantidade gigantesca de bitcoins ao longo dos anos. Em 2016, o endereço de doação público do site atingiu o marco de uma enorme quantia de 4.000 bitcoins, uma soma de milhões de dólares.
Com a insistência obstinada que o governo dos EUA demonstrou ao perseguir Julian e outros, seu futuro após a extradição parece sombrio.
Edward Snowden, que está escondido na Rússia há vários anos, chamou a prisão de Julian de “um momento sombrio para a liberdade de imprensa”.
A prisão de Julian foi protestada pela comunidade de criptomoedas, com o endereço público do Wikileaks novamente vendo um grande aumento nas doações de bitcoin de uma variedade de fontes.
Se você gostaria de doar para a missão do Wikileaks, os endereços de doação em criptomoeda da organização podem ser encontrados aqui.