A vida dos críticos do Bitcoin no Brasil não está nada fácil, com vários deles sendo constantemente desmentidos nas redes socais por espalhar desinformação sobre a criptomoeda.
Recentemente, Tiago Reis, autointitulado “especialistas do mercado financeiro”, resolveu atacar a moeda digital após a polícia de Israel confiscar bitcoins do grupo terrorista Hamas na corretora Binance.
O influenciador questionou a capacidade do Bitcoin de ser resistente a censura e confisco, no entanto, ele acabou virando motivo de piada, com investidores mostrando a ele que o Bitcoin só foi confiscado porque estava em uma corretora, um assunto enquadrado como conhecimento básico da moeda digital.
Como resposta, o especialista em criptomoedas Edilson Lauro, conhecido por seu canal “Investimentos Digitais“, lançou uma aposta de 1 Bitcoin (R$ 136 mil) para Raiam Santos.
O educador em Bitcoin e dono de um dos maiores canais sobre criptomoedas do Youtube desafiou publicamente Raiam Santos a provar que o Bitcoin é uma pirâmide financeira.
Aposta de 1 bitcoin
O debate teve início após Raiam Santos divulgar um vídeo recentemente no qual afirmava que as criptomoedas, incluindo o Bitcoin, eram equivalentes a esquemas de pirâmide financeira.
A afirmação provocou uma resposta imediata da comunidade de criptomoedas, e Edilson Lauro lançou o desafio para ele apresentar evidências que o Bitcoin é uma pirâmide.
“Cripto pode ser [pirâmide], agora, bitcoin, duvido ele provar, aliás, como não tem como [ele provar que bitcoin é pirâmide], eu aposto um bitcoin com ele, como quiser em e no prazo que quiser”, disse Lauro, provocando em seguida: “vamos ver se ele tem coragem, já perdeu mais de R$ 1 milhão na Magazine Luiza, não deve ser nada, rs.”
Aí @raiam700 Eu aposto 1 btc (137mil reais se vc provar que bitcoin é pirâmide), vamos só ajustar os termos ✌🏻Pago em reais claro para vc, já que tu não acredita no btc, mas eu quero meu pagamento em bitcoin 😊 pic.twitter.com/ymObkVNx3E
— Investimentos Digitais (Edilson Lauro) (@InvDigitais) October 14, 2023
Caso Raiam Santos consiga provar que o Bitcoin é uma pirâmide, o que seria o mesmo que provar que a água não é molhada, ele ganha 1 Bitcoin. Edilson Lauro, portanto, deu um xeque-mate no influenciador.
É importante lembrar que o Bitcoin não é uma pirâmide, é uma moeda digital descentralizada que, diferentemente de um esquema de pirâmide, no qual os retornos dos investidores anteriores são usados para pagar os investidores posteriores, não possui uma estrutura centralizada ou promessa de riqueza.
Em vez disso, suas transações são registradas de forma transparente na blockchain, e seu valor é determinado pela oferta e demanda no mercado.
Atualmente, grandes empresas estão investindo diretamente o indiretamente em Bitcoin, com até mesmo a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, planejando lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) no ano que vem.
Ou seja, enquanto países de primeiro mundo apostam na moeda digital como um ativo único, alguns poucos brasileiros com complexo de Vira Lata criticam o Bitcoin sem apresentar qualquer tipo de crítica razoável.
Quem é Raiam Santos?
Raiam Santos é um influenciador digital, escritor e nômade digital brasileiro. Ele ficou conhecido no YouTube e outras plataformas, onde compartilha conteúdo sobre investimentos, finanças pessoais e experiências de vida.
Ele também é autor de livros e empreendedor, com um amplo portfólio de infoprodutos e cursos online. Ele afirma ter mais de 130 fontes de renda, com a maioria de seus ganhos proveniente da venda de cursos online.
Seu blog, Mundo Raiam, é uma plataforma onde ele compartilha informações sobre empreendedorismo digital, mercado financeiro, networking e produtividade. Além disso, Raiam Santos é fundador da Kobe Media, uma holding voltada para a venda de infoprodutos, clubes de negócios, livros e canais no YouTube.
Como fala de vários assuntos em busca de engajamento, Raiam constantemente comenta sobre Bitcoin e criptomoedas, sendo atualmente considerado um dos maiores haters da moeda digital.
O Livecoins procurou o Youtuber para saber se ele aceitará a aposta, mas até o fechamento da matéria, ele não respondeu. O texto será atualizado.