A Apple, maior empresa do mundo por valor de mercado, removeu o whitepaper do Bitcoin em sua mais recente atualização do macOS, disponibilizada nesta terça-feira (25).
Tal documento havia sido encontrado no início deste mês por acaso. Na data, um usuário mostrou-se surpreso com o arquivo, declarando que ele poderia estar ali por conveniência para testes por se tratar de um PDF leve.
Já outros foram além, levantando teorias que o fundador da Apple, Steve Jobs, seria o criador do Bitcoin, conhecido pelo nome Satoshi Nakamoto. No entanto, não existem provas para isso.
Apple remove whitepaper do Bitcoin de seus computadores
Intitulado “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponto-a-Ponto”, o whitepaper publicado por Satoshi Nakamoto em 2008 é um documento técnico que explica o funcionamento do sistema em nove páginas, sendo a última destinada para referências.
Por algum motivo não declarado pela Apple, tal documento estava sendo usado a anos em seus sistemas operacionais. Mais especificamente, desde 2018. Ou seja, todos computadores com macOS possuíam uma cópia do whitepaper do Bitcoin.
No entanto, tudo mudou nesta terça-feira (25) quando a empresa optou por remover o arquivo poucas semanas após a notícia viralizar na internet. Assim como na adição, a Apple também não comentou sobre remoção. A informação foi divulgada pelo portal 9to5Mac, que cobre produtos da gigante.
“Após o lançamento do macOS Ventura 13.4 beta 3 para desenvolvedores na terça-feira, o 9to5Mac descobriu que a Apple removeu o whitepaper do Bitcoin, que estava oculto nos arquivos do sistema.”
Outro ponto é que ninguém sabe quem colocou tal arquivo ali. As duas teorias prováveis apontam para a comodidade do arquivo para testes, por se tratar de um PDF leve, ou então uma brincadeira de algum funcionário que investe em Bitcoin.
Apesar da postura da Apple, o Bitcoin segue em forte alta nesta quarta-feira (25) após investidores mostrarem preocupação com o mercado americano. Os principais motivos são a extensão da crise bancária e sinais de recessão na economia.