Argumento de Satoshi Nakamoto viraliza em rede social

Fala antiga do criador do Bitcoin ganha fôlego em redes sociais em plena pandemia.

O criador do Bitcoin começou o debate sobre a tecnologia em 2008, lançando a moeda em janeiro de 2009. Um antigo argumento de Satoshi Nakamoto agora “viralizou” na comunidade, anos após seu sumiço.

A identidade de Satoshi Nakamoto nunca foi revelada ao mundo, apesar de muitas pessoas se passarem por ele. Essa indefinição quanto a identidade de Satoshi, contudo, nunca foi motivo para duvidar da capacidade criativa dessa figura que sumiu em 2011.

Isso porque, ao criar o Bitcoin, a maior moeda digital do mundo, Satoshi lançou um debate importante para o mundo: o dinheiro estatal fiduciário. Esquecido em meio a uma infinita quantidade de mensagens pela internet, um argumento fundamental de Satoshi, que justifica a criação do Bitcoin, foi revivido pela comunidade de uma rede social.

Argumento importante de Satoshi Nakamoto viraliza no Reddit, anos após debate inicial da tecnologia

Quando se fala em Bitcoin, alguns já imaginam a cotação da moeda e sua relação frente ao dólar. De fato o preço do Bitcoin hoje voltou a superar U$ 12 mil, mas esse valor pode estar longe da realidade proposta por Satoshi Nakamoto na concepção do Bitcoin.

Isso porque, antes de 2008, ano em que Satoshi ainda discutia a criação do Bitcoin, ele foi questionado sobre inovações com criptografia. Várias ferramentas que tentaram ser lançadas para compartilhamento de dados teriam sido banidas pelos governos, como o Napster, por exemplo.

Contudo, Satoshi acreditava que soluções descentralizadas de criptografia, como a rede Tor e Gnutella, seriam o futuro. Menos de um ano depois desse debate, revivido no Reddit pela comunidade, Satoshi Nakamoto lançava o Bitcoin, a primeira criptomoeda peer-to-peer descentralizada.

Esse argumento mostra que Satoshi Nakamoto acreditava que o governo não conseguiria encerrar soluções descentralizadas na época, ou seja, criou o Bitcoin utilizando uma tecnologia de ponta na segurança. Cabe o destaque que, apesar de governos discutirem regulamentação sobre a tecnologia do Bitcoin hoje, não está claro como essas legislações locais afetariam o funcionamento da rede, que não tem uma entidade central.

Funcionamento do Bitcoin não depende de intermediários, confiança está no código

A postagem no Reddit, no momento da escrita dessa matéria, já tinha mais de mil e quinhentos upvotes, que significa que a comunidade acompanhava o debate de perto e valorizava a fala. Contudo, esse argumento de Satoshi Nakamoto, que hoje viraliza novamente, estava escrito também no whitepaper do Bitcoin.

O artigo que explica o fundamento e tecnologia do Bitcoin deixou claro o que Satoshi queria inovar. Ao lançar o Bitcoin, Satoshi imaginou um novo sistema financeiro, sem depender de instituições consideradas tradicionais, utilizando a criptografia como confiança.

“O que é necessário é um sistema de pagamento eletrônico baseado em prova criptográfica em vez de confiança, permitindo a quaisquer duas partes dispostas a transacionar diretamente uma com a outra sem a necessidade de um terceiro confiável.”

A fala de Satoshi Nakamoto deverá ecoar por muitos anos, sendo o Bitcoin uma moeda com história curta, mas recheada de inovações. Uma delas, e talvez a principal, seja a criação de uma moeda sem controle central, algo até então existente apenas na imaginação.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias