Os artistas da região da América Latina, inclusive os brasileiros, podem ganhar Bitcoin em um concurso que chega em sua segunda edição. Para participar, basta ter aptidão para criar um item em uma das categorias disponíveis no edital.
Nos últimos anos, a arte tem se aproximado do Bitcoin, com a chegada de vários criptoartistas, como são chamados os profissionais que se dedicam a criar artes sobre criptomoedas.
Entre as artes, há itens exclusivamente digitais, mas também artistas criam figuras físicas para homenagear o bitcoin como uma criação.
Uma venezuelana, por exemplo, tem se dedicado a criar Asics de mineração de bitcoin personalizados para venda pela internet. Mas essa é apenas uma das criações da comunidade de artes envolvida com o bitcoin.
Artistas brasileiros podem participar de concurso com prêmios em bitcoin, saiba como participar
Em 2021, a ONG Bitcoin Argentina organizou pela primeira vez o evento Prêmio B-Arte, em parceria com a Fundação Bitcoin IberoAmericana e a La Bitconf, três organizações da região que promovem eventos sobre a maior moeda digital.
Com o sucesso da primeira edição, agora em 2022, estão abertas as chamadas para o segundo encontro com artistas, que podem receber prêmios em bitcoin.
Como este é um evento aberto para artistas de toda região IberoAmericana, podem participar brasileiros e pessoas de países da América Latina, além de Portugal e Espanha.
A edição 2022, por exemplo, levará o lema “Expresse a revolução Blockchain com sua arte” para os participantes, que podem apresentar trabalhos em seis categorias: fotografia, vídeo, história, poesia, arte física e digital.
Para Rodolfo Andragnes, presidente da ONG Bitcoin Argentina e da Fundacão Bitcoin Iberoamérica, essa é uma oportunidade de mostrar como são as emoções envolvidas com a moeda digital.
“Com o Prêmio B·Arte queremos levar adiante a mensagem do que essa revolução representa, transmitir empoderamento, mudança social e ideias que nascem da compreensão e adoção dessas novas ferramentas, como Bitcoin e blockchain. Queremos promover novas formas de contar e expressar as emoções que essas tecnologias geram.”
Inscrições vão até o início de outubro e são gratuitas
Com as inscrições já abertas, os interessados terão até o dia 10 de outubro para submeter seus projetos para avaliação.
Para participar, os candidatos devem ter mais de 18 anos e enviar seus trabalhos em apenas 1 categoria, mesmo se for uma submissão em grupo.
Com inscrições gratuitas, os vencedores de cada categoria ganharão US$ 3.900,00, entregues em Bitcoin, algo em torno de R$ 20.000,00 hoje.
Para conhecer os vencedores, o Prêmio B-Arte fará o anúncio dos premiados durante a próxima edição da La Bitconf, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro de 2022, em Buenos Aires, capital da Argentina.