Ataque em grande criptomoeda quase afetou transações

Desenvolvedor confessa problemas de robustez!

-

Nos siga no:
Criptomoeda Ripple (XRP)
Criptomoeda Ripple (XRP)

O projeto Ripple é de uma criptomoeda que seria utilizada pelos bancos para pagamentos mundiais. Um ataque na terceira maior criptomoeda do mercado quase acabou com esse sonho.

Os desenvolvedores da Ripple são responsáveis pela manutenção da rede, considerada por algumas pessoas uma criptomoeda centralizada. Mesmo com o CEO da moeda já tendo dito que ela é mais descentralizada que o Bitcoin, os problemas continuam.

Isso porque, para o desenvolvedor chefe da moeda, CTO, David Schwartz, falta robustez ao protocolo. David fez o comentário ao responder sobre um ataque que a Ripple recebeu nos últimos meses, que poderia ter sido fatal.

Relógio com a Logo da Criptomoeda Ripple (XRP)
Relógio com a Logo da Criptomoeda Ripple (XRP)

Ataque em criptomoeda Ripple quase afetou transações da rede

De fato, a Ripple é uma criptomoeda polêmica desde seu início. Um dos principais argumentos para seus críticos é o fato da XRP ser pensada para servir aos bancos. O Bitcoin, por outro lado, foi pensado para ser o substituto dos bancos, um tema certamente sensível na comunidade de criptomoedas.

Contudo, um problema recente da Ripple pode expor um cenário ainda mais preocupante aos seus investidores. Um ataque de spam foi feito na criptomoeda Ripple, que poderia ter afetado toda a rede de pagamentos.

A informação foi compartilhada por uma apoiadora da Ripple, Tiffany Hayden. A entusiasta fez a afirmação quando debatia no Twitter sobre o problema de escalabilidade das blockchains, que possuem uma limitação na quantidade de transações feitas ao mesmo tempo.

Apoiadora da Ripple fala sobre ataque que criptomoeda recebeu
Apoiadora da Ripple fala sobre ataque que criptomoeda recebeu – Reprodução/Twitter

Tiffany ainda disse em outro comentário que a rede só não caiu por alguns “heróis”, que passaram uma semana sem dormir para segurar a rede. Neste ponto, a entusiasta afirmou que a Ripple não é descentralizada. Tifanny afirmou que o caso tem alguns meses, mesmo com a discussão vindo a tona agora.

A comunidade logo se viu em êxtase, apontando que se a apoiadora sabe de uma informação de um ataque sério e revelou para a comunidade, algo pode estar errado com a Ripple. Para o entusiasta XRPeuphoria, que se afirma entusiasta da Ripple, como Tiffany não foi refutada, de fato está certa.

Desenvolvedores já pensam em solução para problema

Convocado ao debate, o CTO David Schwartz teve que compartilhar sua visão sobre o recente problema da Ripple. O desenvolvedor da Ripple não negou que a rede tenha sofrido um ataque grave, nem se esclareceu sobre a profundidade da vulnerabilidade percebida.

Mesmo assim, David apontou que mudanças já tem sido discutidas para implementação na Ripple. O CTO destacou que falta robustez ao protocolo de pagamentos da terceira maior criptomoeda.

As mudanças na melhoria da robustez sugeridas há alguns meses aumentam significativamente a combinação de segurança. Trata-se da capacidade do XRPL de resistir à interrupção. O design atual troca robustez por segurança, o inverso do que a maioria das blockchains fazem.

O que é o temido ataque de spam que foi percebido na Ripple?

Certamente o ataque de spam é famoso por sua associação com e-mails. Quando usuários enviam correspondências eletrônicas em massa, fica associado a criação de spams.

Contudo, todas as redes blockchains estão sujeitas a ataques de spam, também conhecidos por flood atack. A intenção de um ataque de spam é criar confusão, podendo pesar as redes, causar atrasos nas transações e até encarecer as taxas de transferência na rede.

Ataque de Spam
Ataque de Spam

A Ripple é uma criptomoeda pensada para realizar remessas pela internet, uma alternativa mais ágil e barata para os bancos que o SWIFT, por exemplo. No ano de 2020, sua comunidade espera por um IPO em bolsa de valores, que daria mais caixa para que seus desenvolvedores desenvolvam o projeto.

No criptomercado, A Ripple (XRP) hoje é a terceira moeda mais valiosa. Nas últimas 24 horas, a Ripple teve uma ligeira valorização de 0,88%, cotada a R$ 0,88 por unidade.

Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de Bitcoin, formado em Análise de Dados e BI.

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pai e Filho caminhando

Bitcoin será o presente de um pai para filho

O Bitcoin é uma moeda digital que pode ser utilizada de qualquer local do planeta terra. Como um ativo que carrega valor, um pai...
Censura é proibida pela Carta Magna no Brasil

O papel do Bitcoin em meio à discussão sobre censura nas Internet

Recentemente uma grande discussão sobre a “censura” nas redes sociais vem tomando conta de diferentes plataformas, principalmente nos EUA e no Brasil, onde certas...
Máquinas de mineração de Bitcoin da Bitmain

Programa de certificação da Bitmain será expandido

A mineração de Bitcoin é uma atividade essencial da rede, que garante o funcionamento da rede e segurança. Uma das principais empresa do mercado...
Apresentador Ratinho

Empresa suspeita de pirâmide diz que vai aparecer em live do Ratinho

Uma possível pirâmide financeira que tem prometido rendimentos garantidos aos clientes afirma que irá aparecer em uma live do apresentador Ratinho, do SBT. A...
Golpe com criptomoedas

Golpistas usam nome da Forbes para realizar fraudes com criptomoedas

Os golpes dentro do criptomercado continuam acontecendo em diferentes plataformas. Geralmente eles utilizam um nome reconhecido para validar alguma plataforma suspeita e que rouba...