Harry Dent, autor do best-seller ‘A Próxima Grande Depressão’, está preocupado com o futuro da economia global. Em conversa com David Lin, publicada na sexta-feira (7), o escritor afirmou que o S&P 500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos EUA, cairá 86% até junho deste ano.
Seguindo, Dent também aponta que a Nasdaq cairá 92%, no entanto, não vê o Bitcoin como um porto-seguro. Afinal, acredita que a maior criptomoeda do mercado terá um destino ainda pior, caindo entre 95 e 96%, assim como aconteceu com a Amazon e outras gigantes da internet na virada do milênio.
“Não veremos isso de novo. Não veremos outra bolha na economia assim, nem nossos filhos verão uma bolha assim em décadas e décadas”, comentou. “Isso acontece uma vez na vida, no máximo. Será maior que as bolhas de 1837 e 1929.”
Apesar de sua visão pessimista para o curto prazo, o escritor acredita que isso seja apenas o início de uma grande alta, com o Bitcoin se tornando o padrão global assim como foi o ouro no passado.
Escritor prevê “queda do século” em 2023
Com uma alta de 82% em 2023, o Bitcoin está passando por sua melhor fase dos últimos anos. No entanto, Harry Dent está preocupado de que isso esteja prestes a mudar.
Segundo o escritor, nossa geração passará pela maior crise econômica já vistas, daquelas que acontecem uma vez a cada século. Como destaque, apontou que o Bitcoin seguirá o mercado acionista, podendo chegar até os US$ 1.500.
“Estou prevendo que o S&P500 cairá 86%, o Nasdaq 92% e adivinhe, o setor de criptomoedas, ou seja, o Bitcoin, porque não há um índice bom o suficiente, cairá algo como 95%, 96%.”
Continuando sua fala sobre o Bitcoin, Dent comenta que muitos descreverão sua declaração como uma completa bobagem.
No entanto, aponta que foi justamente isso o que aconteceu durante a bolha da internet na virada do século, que derrubou até mesmo gigantes como Amazon.
“É exatamente o quanto a Amazon e as pontocoms fizeram. Isso vai me provar ainda mais o tamanho desta bolha das criptomoedas”, declarou o escritor. “Isso me diz que isso não é uma piada, esta é a próxima grande coisa acontecendo, ela ecoa a bolha pontocom perfeitamente e o crash deve ser igualmente ruim, 95 a 96%, que é o quanto a Amazon e as pontocoms caíram.”
Alarmista ou apenas um jogador defensivo, o fato é que Dent não é o único preocupado com o rumo da economia global. Afinal, além da inflação desenfreada em diversos países, muitos acreditam que o dólar esteja lentamente deixando de ser o padrão global de reserva de valor e isso pode nos levar a tempos econômicos turbulentos.
Bitcoin se tornará padrão global, diz Harry Dent
Apesar de seu pessimismo em relação ao curto prazo, Harry Dent está confiante no futuro do Bitcoin para o longo prazo. Afinal, embora a Amazon tenha caído 95% entre 1999 e 2001, suas ações subiram mais de 30.000% nas décadas seguintes.
“Então ter um grande boom nas décadas seguintes”, continuou o autor do best-seller A Próxima Grande Depressão. “Esta é apenas uma bolha bebê em um boom mais longo que não atingirá o pico até 2030, quando o pico da geração do milênio em seu ciclo de gastos.”
“Vejo o Bitcoin se tornando o padrão da economia digital global assim como o ouro foi esse padrão monetário no passado.”
Por fim, cabe aquele novo ditado: Bitcoin não é arriscado, arriscado é não ter Bitcoin. Afinal, apesar da repulsa dos atuais governantes globais, o BTC tem todas as características para se tornar a próxima reserva de valor mundial.