Aya Miyaguchi anunciou nesta terça-feira (25) que estará abandonando o cargo de diretora-executiva da Ethereum Foundation. Sua saída acontece um mês após uma forte pressão da comunidade por mudanças na liderança do projeto que sustenta o ETH.
Em texto publicado no site do Ethereum, Miyaguchi não explica os motivos que a levaram a essa decisão. No entanto, se disse grata pelo passado e entusiasmada pelo futuro.
“Quando ouvimos “a descentralização é a única maneira de construir no meu país” de alguém em um lugar onde a democracia está quebrada, isso nos lembra como as escolhas técnicas do Ethereum carregam implicações humanas profundas.”
“Embora este jogo infinito não possa ser jogado apenas pela EF [Ethereum Foundation], permanecemos comprometidos em defender os valores que permitem que a inovação técnica e social do Ethereum continue a servir a humanidade”, escreveu Miyaguchi.
Apesar de sair do cargo de diretora-executiva, Miyaguchi não estará abandonando o Ethereum por completo, passando a atuar como presidente da Fundação.
Fundador do Ethereum promete apresentar novidades nos próximos dias
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, se mostrou incomodado no mês passado com a pressão da comunidade pela saída de Aya Miyaguchi. No entanto, o desenvolvedor minimizou essa pressão ao afirmar que a transição de Miyaguchi já estava nos planos há um ano.
“Ela conquistou muito em seus sete anos como diretora-executiva da EF. Na minha visão, o papel de uma Diretora Executiva é criar um ambiente onde os outros possam brilhar e fazer o seu melhor trabalho”, comentou Buterin.
“Assim, cada sucesso da EF — a execução constante dos hard forks do Ethereum, workshops de interoperabilidade de clientes, Devcon, a cultura do Ethereum e o compromisso inabalável com sua missão e valores, e mais — é, em parte, um resultado da liderança de Aya.”
“Aya Miyagotchi continuará apoiando a EF de muitas das mesmas maneiras em seu novo papel. Enquanto isso, temos trabalhado na nova estrutura de liderança da EF e em breve compartilharemos mais notícias. Fiquem ligados!”
Nos comentários, muitos se mostraram animados com a mudança, afirmando que o preço do Ethereum só irá subir a partir de agora. Afinal, muitos culpavam Miyaguchi pelo fraco desempenho do ETH no último ciclo.
Embora a comunidade trate a mudança como positiva, o ETH opera em forte queda de 9,5% nesta terça-feira (25), principalmente devido ao hack de R$ 8,2 bilhões sofrido pela corretora Bybit.
Comunidade espera que Danny Ryan seja apresentado como diretor-executivo
O principal nome citado pela comunidade para assumir o cargo de diretor-executivo da Ethereum Foundation é Danny Ryan. Em janeiro, a comunidade realizou uma votação não-oficial, apontando que Ryan seria a única escolha possível.
No entanto, apesar de ter repostado a mensagem de Miyaguchi, Ryan não fez comentários públicos sobre o assunto. Buterin também manteve o suspense.
A expectativa é que o novo nome, seja Ryan ou outro desenvolvedor, seja apresentado na ETHDenver, conferência do Ethereum que está sendo realizada entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março nos EUA.