Um fato incomum marcou o criptomercado nessa segunda-feira (30), quando uma misteriosa transferência milionária de Bitcoin foi registrada entre carteiras desconhecidas.
Pagando uma taxa de apenas US $ 60, uma baleia (termo usado para identificar grandes detentores de bitcoin) misteriosa fez uma transação de 50.343 bitcoins.
O valor é equivalente a 320.978.017 dólares. Assim, trata-se de uma quantia exorbitante que rapidamente chamou de um perfil no Twitter que observa este tipo de investidores.
Após uma rápida investigação, foi descoberto que a carteira que recebeu as criptomoedas já tinha movido outras quantias milionárias de bitcoin no passado.
O fato começou a levantar algumas especulações sobre quem pode ser seu proprietário. Entre as hipóteses mais discutidas está a de que seu responsável é uma Exchange, um fundo de reserva ou um investidor que tem mudado deliberadamente de carteiras por medida de segurança.
Seja como for, até o momento o fato continua sendo um mistério. Porém, o mais importante é que esta não é a única transação feita por baleias registrada recentemente.
Somente em 24 horas, o Twitter Whale Alert acompanhou pelo menos nove movimentações entre carteiras virtuais contendo pelo menos 800 bitcoins entre elas.
🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 50,343 #BTC (320,978,017 USD) transferred from unknown wallet to unknown wallet
— Whale Alert (@whale_alert) March 30, 2020
Todo este volume de finanças pode ser reflexo dos efeitos do coronavírus nas finanças globais, ou ter algum outro motivo que ainda não veio à tona.
Bitcoin não é a única criptomoeda transferida
Embora o bitcoin seja o ativo de maior valor dentro do criptomercado, baleias também têm feito transferências de outras criptomoedas, com grandes valores.
Um dos exemplos foi uma recente transação de XRP, registrada da corretora Bithumb para outra carteira desconhecida.
A baleia responsável por essa ação movimentou 51.000.000 XRP, no valor total de 8.769.202 milhões de dólares. A taxa paga para fazer isto foi inferior a um cent.
Neste caso, especula-se que o movimento possa ter sido realizado por um trader de XRP, que está transferindo fundos, ou a própria Bithumb que está movendo ativos em nome de seus clientes.
Uma hipótese com relação a todas estas transações está relacionada a uma aparente recuperação que o criptomercado vem tendo recentemente, após grandes quedas em março.
Mesmo que nesta terça-feira (31), o Bitcoin esteja apresentando uma pequena queda de 0,3%, na casa dos 6.400 dólares, no momento em que estas transações foram feitas a criptomoeda estava em alta.
O mesmo estava acontecendo com o XRP, que nas últimas 24 horas teve uma valorização de quase 3%. Assim sendo, é possível que estas movimentações nos bastidores estejam ocorrendo pela força que o criptomercado está voltando a ter.