Banco Alemão, BayernLB prevê Bitcoin a R$ 367 mil em 2020

É verdade, você não leu errado!

Siga no
Banco Alemão prevê Bitcoin a U$ 90 mil em 2020
Banco Alemão prevê Bitcoin a U$ 90 mil em 2020

O Bitcoin é uma moeda digital que nasceu para combater os bancos centrais e privados no controle das moedas fiduciárias. Para um Banco Alemão, entretanto, o Bitcoin poderá se valorizar bastante no próximo ano.

Tal valorização seria tão expressiva porque um indicador tem o potencial de intervir nessa causa. O indicador apresentado pelo Banco Alemão tem relação com a escassez do Bitcoin, que será fortemente abalada em 2020.

Grande Banco Alemão, BayernLB mostrou otimismo com Bitcoin em recente relatório

O Bitcoin (BTC) como moeda possui dez anos desde sua criação. Quando Satoshi Nakamoto criou esta, mostrou potencial de separar os estados-nação da emissão de moedas. Uma das justificativas seria criar um dinheiro privado e de confiança, que pudesse ser utilizado pela internet.

Claro que tal cenário é complicado, principalmente pelo fato que instituições bancárias estão há muitos anos consolidadas no mundo. Dessa forma, a ampla adoção do Bitcoin carece de derrubar barreiras fortes no setor financeiro e econômico.

Por outro lado, um possível inimigo da moeda digital lançou um relatório sobre o desempenho desta. Para o Banco Alemão BayernLB, o halving do Bitcoin poderá ser uma mola propulsora para os preços da moeda.

Conforme relatório lançado pelo BayernLB no último dia 27, a “questão mais importante para o Bitcoin é o que o futuro irá trazer”. A explicação seria que o halving aumentará a escassez do BTC.

Aumento da escassez do Bitcoin será fundamental para colocar a moeda como destaque

O Banco Alemão considerou que o Bitcoin terá uma maior escassez, principalmente ao se analisar o halving. Tal evento poderá acontecer em maio de 2020, diminuindo a inflação do Bitcoin de forma drástica.

Para medir esse impacto, o banco utilizou o indicador stock-to-flow ratio (Proporção de Estoque sobre Fluxo), que mede o longo prazo dos ativos. Ainda que este seja bastante utilizado para se medir valor de metais preciosos, há aplicação no Bitcoin.

Tal indicador pode medir a quantidade de anos que será necessária para produção da atual quantidade de moedas em circulação. Para isso, ele calcula a quantidade emitida de Bitcoins por ano. Ao dividir a quantidade total de moeda em circulação, pela quantidade de moedas emitidas por anos, se obtém o resultado. A fórmula é bastante simples para este cálculo (SF = estoque / fluxo).

A medida do Bitcoin nos dias atuais tem sido em cerca de 25 para a fórmula. Quanto maior é o resultado, maior a escassez do ativo. Consequentemente, tal cenário torna maior o potencial de valorização do preço do Bitcoin. Entretanto, com o halving diminuindo pela metade a emissão de Bitcoins no ano, o SF terá um aumento para 53.

A princípio o SF do Bitcoin subirá para 53 pontos, ou seja, aumentará bastante. O SF do ouro nos tempos atuais é próximo de 58, de acordo com o Banco Alemão.

Neste ponto, o BayernLB disse que o Bitcoin pode valorizar até U$ 90 mil por unidade. Logo depois, o banco advertiu que sua previsão poderá falhar miseravelmente, visto que é apenas baseada em um modelo estatístico.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....
Divulgação/Goldman Sachs

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...
Bitcoin em fevereiro de 2021

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Desenvolvedores voltam a atualizar Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...