Nos próximos dias, mais de cinco milhões de clientes do banco TSB no Reino Unido serão privados da oportunidade de comprar criptomoedas nas corretoras Binance e Kraken, de acordo com o site The Times.
Segundo o jornal britânico, o TBS vai proibir seus clientes de comprar criptomoedas com fundos administrados pelo banco. Isso se deve às preocupações com o nível “excessivamente alto” de fraudes associados às corretoras de criptomoedas que operam no país.
O site afirma ter informações confiáveis de que o banco vai proibir a compra de criptomoedas na Binance e na Kraken. Acredita-se que os baixos padrões de segurança dessas plataformas está facilitando a vida dos golpistas.
A instituição financeira atribuiu a decisão a preocupações com a “abundância” de golpistas nas plataformas nomeadas e medidas de segurança fracas. A Binance é uma preocupação especial do banco.
De acordo com o TSB, entre 15 de março de 2021 e 15 de abril, 849 clientes do banco relataram ter perdido dinheiro em suas contas da Binance devido a atividades fraudulentas.
O banco observou que os golpistas se fazem passar por consultores de investimentos online e convencem as vítimas a transferir os detalhes de seus cartões de débito.
“Estamos vendo um forte aumento nos golpes, já que as corretoras de criptomoedas estão repletas de números que roubam grandes quantias e se beneficiam do crescente interesse por esse tipo de investimento”, disse um porta-voz do TSB.
A Binance e a Kraken negaram as acusações. Um porta-voz da plataforma asiática com sede nas Ilhas Cayman disse que “a Binance leva muito a sério sua responsabilidade de proteger os usuários contra fraudes”.
“Quando tomamos conhecimento de tais reclamações, imediatamente agimos e temos excelente experiência em trabalhar com agências de aplicação da lei”, acrescentou.
O diretor de conformidade legal da Kraken, Stephen Christie, observou que a corretora respondeu a mais de 1.000 consultas relevantes da aplicação da lei somente em 2020.