Banco Central abre inscrições para piloto do Real digital

O BCB convida instituições a participarem do piloto da moeda digital, mas só 10 instituições devem ser escolhidas.

O Banco Central do Brasil abriu o período de inscrições para que instituições do país participem do piloto do Real digital, conforme Resolução BCB nº 315/2023, publicada nesta quinta-feira (27).

Desde março de 2023, o Banco Central do Brasil começou os primeiros testes com a moeda digital, que tem como base a blockchain Hyperledger Besu, baseada na arquitetura do Ethereum.

A nova moeda pretende chegar no final de 2024, quando todos os testes da tecnologia estiverem concluídos. Para que os testes no piloto se tornem possíveis, a CBDC do Brasil deve passar por testes com instituições parceiras.

Todas que tiverem interesse em participar poderão inscrever no piloto entre os dias 2 e 12 de maio de 2023.

Banco Central do Brasil abre período de inscrições para piloto do Real digital

A nova resolução do BCB indica as diretrizes do Real digital e cria um Comitê Executivo de Gestão (CEG) para o projeto. Tal comitê terá a missão de governança do projeto de moeda digital do Real brasileiro.

E o comitê deverá escolher no máximo 10 instituições para participar dos testes práticos do Real digital, que já começam com o avanço da tecnologia. Todos os interessados em participar do programa poderão submeter sua proposta de adesão, exclusivamente pelo endereço de e-mail piloto.rd@bcb.gov.br entre os dias 2 e 12 de maio.

Em nota, o banco central diz que poderão participar do projeto-piloto instituições autorizadas a funcionar pelo BC que tenham necessariamente a capacidade de testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste.

Sem prejuízo da coordenação dos trabalhos pelo BC, cada participante selecionado designará um representante técnico para gerenciar sua equipe técnica e conduzir os entendimentos necessários ao desenvolvimento do Piloto RD com os demais participantes e o BC.

Quem não puder participar dos testes pode ser um observador

Como no máximo 10 instituições poderão participar dos testes técnicos do Real digital, o BCB declara que outras instituições podem observar o piloto.

Para isso, devem se cadastrar junto ao comitê do Real digital e obter autorização. Ou seja, todo o ambiente da moeda digital brasileira segue em ambiente fechado para o público, mas pode se tornar aberto mediante autorização.

De acordo com o BC, o único ponto de transparência dos testes ocorrerá em um fórum, onde a troca de informações dos desenvolvimentos da plataforma estará disponível.

O canal de comunicação do corpo técnico do banco central com as entidades representativas dos setores envolvidos permitirá ainda a discussão do estabelecimento de estratégias negociais e de desenvolvimento que sejam mais adequadas às necessidades da sociedade brasileira.

A resolução publicada nesta quinta é assinada por Diogo Abry Guillen (Diretor de Política Monetária) e por Otávio Ribeiro Damaso (Diretor de Regulação e Diretor de Administração substituto).

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias