Mais um dia, mais uma opinião polêmica de alguma autoridade da Rússia sobre as criptomoedas. O país tem uma história conturbada com os ativos digitais, às vezes sinalizando uma posição positiva, mas outras demonstrando negatividade para todo o setor. Desta vez o Banco Central do país voltou a atacar o bitcoin, afirmando que a moeda digital é um golpe de pirâmide financeira.
O regulador alertou sobre os riscos das criptomoedas usando como justificativa a alta quantidade de fraudes na indústria que pode levar ao fato de que os russos perderão uma parte significativa de suas economias, de acordo com informações locais.
A primeira vice-presidente do Banco Central da Rússia, Ksenia Yudaev, disse que criptomoeda é um instrumento altamente especulativo, que na verdade é uma pirâmide financeira.
A opinião da vice-presidente foi emitida em resposta a uma das propostas do deputado da Duma do Estado da Rússia Unida, Anton Gorelkin, que discute a legalização e regulamentação das criptomoedas no país.
Yudev apontou que a legalização pode levar ao fato de que os cidadãos começarão a investir ativamente em criptomoedas, o que ela não é nem um pouco a favor.
“as criptomoedas são usadas altamente em atividades ilegais, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, financiamento de atividades terroristas e outras,o que cria um desafio para o sistema global de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”, escreveu Yudaev.
Entre as propostas apresentadas por Gorelkin, e que foram negadas pelo Banco Central, estão soluções como fornecer incentivos fiscais e medidas de apoio estatal a projetos de infraestrutura e fabricantes de hardware e software do criptomercado; garantir a possibilidade de conversão gratuita de criptomoeda em rublos; e introduzir um regime de tributação preferencial para criptomoedas.
Banco Central da Rússia é contra a legalização e regulamentação de criptomoedas
Não é de agora que propostas assim são negadas pelo Banco Central da Rússia, com as autoridades parecendo estar assustadas ou com medo da adoção das criptomoedas.
O Banco da Rússia não apoiou a admissão de criptomoedas no mercado russo e seu uso como meio de pagamento. O regulador está confiante que isso levará à formação de uma série de riscos significativos para o bem-estar dos cidadãos, a estabilidade do sistema financeiro e a segurança econômica do país.
Em muitas ocasiões o Banco Central da Rússia até mesmo tentou propor um banimento completo das criptomoedas por lá, algo que outras autoridades rapidamente alertaram que seria impossível e prejudicial.
Com isso, o país ainda fica nesta novela em relação ao criptomercado, com dois lados distintos em um cabo de guerra pela situação regulatória das criptomoedas no país.