Banco Central Europeu está estudando lançar o Euro Digital

Começou a corrida para migrar o sistema fiduciária para o meio digital, indo desde soluções mais simples como o PIX, ou mais complexos como o já citado Yuan Digital, da China.

Siga no
BCE Euro Europa Banco Central Europeu Eurotower
Eurotower/ECB

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, órgão responsável pelo controle do Euro em toda a região que a moeda abrange, afirmou que o compromisso da instituição é com a moeda fiduciária e que está pronta para fazer de tudo para explorar ao máximo essa ferramenta. E isso inclui, obviamente, a consideração de criar o Euro Digital para que a moeda continue sendo competitiva e um dos principais padrões em todo o mundo.

Em um post no Twitter, a presidente do Banco Central Europeu esclareceu algumas das medidas que estão sendo adotadas pela instituição para continuar garantindo o Euro como uma das moedas mais fortes do mundo.

O BCE está muito interessado em começar a desenvolver um Euro Digital, acompanhando assim outros países, como a China e a Coreia do Sul.

“Nós começamos a explorar a possibilidade lançar o euro digital. Quanto mais os europeus estão adotando os meios digitais para gastar, poupar e investir, nós devemos estar preparados para emitir o euro digital, caso seja necessário.”

O tuíte também informa que a entidade está buscando a opinião do público em relação a essa decisão. Vale ressaltar que a atual crise ofereceu uma nova perspectiva para muitos e o fato da China estar correndo para desenvolver a sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC) colocou muitos outros países em alerta em relação a soberania do dólar e outras moedas.

Durante as publicações Christine Lagarde também destacou a atuação da Europa em relação à atual crise.

“A Europa está indo para um novo modelo para lidarr com crises. Quando fomos confrontados com o maior choque econômico desde a Segunda Guerra Mundial, nós mostramos que ao agir em união nós conseguimos trazer o melhor para os cidadãos europeus. Isso é algo que devemos nos orgulhar.”

Euro digital segue a tendência mundial

A Libra, projeto do Facebook, trouxe um grande choque para o setor financeiro, com diferentes bancos centrais temendo que uma empresa pudesse se tornar o principal emissor de um dinheiro amplamente utilizado em todo o mundo.

Então começou a corrida para migrar o sistema fiduciária para o meio digital, indo desde soluções mais simples como o PIX, ou mais complexos como o já citado Yuan Digital, da China.

A Zona do Euro agora passa a demonstrar interesse em tornar a moeda fiduciária em um CBDC, para não ficar para trás nessa corrida. Curiosamente o Banque de France já realizou alguns testes bem-sucedidos com a possibilidade de digitalizar o euro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Glaidson dos Santos em pronunciamento feito pela Gas Consultoria antes de Operação da PF Faraó dos Bitcoins

Justiça bloqueia mais de meio milhão do “Faraó dos Bitcoins” em apenas quatro horas

A justiça brasileira determinou o bloqueio de mais de meio milhão de reais das contas do Faraó dos Bitcoins em menos de quatro horas. Essa...
Homem com algemas segurando Bitcoin criptomoedas sequestro prisão

Polícia desarticula quadrilha que iria sequestrar investidor de criptomoedas em Campinas

A polícia militar de São Paulo, por meio de seu Batalhão de Ações Especiais (BAEP), ajudou o Gaeco a desarticular uma quadrilha que planejava...
Imagem de enterro do Bitcoin após morte

Quantas vezes o Bitcoin morreu? 37 só este ano

Segundo estatísticas do site 99Bitcoins, o Bitcoin já foi declarado "morto" 37 vezes apenas em 2021, quase três vezes mais do que todo o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias