Euro Digital: França completa os primeiros testes de sua moeda digital

Com a conclusão desses testes a França fica mais perto do Euro Digital, colocando a economia europeia na “corrida do dinheiro” e possivelmente a um passo mais próximo do futuro financeiro.

-

Siga no

O Banque de France (Banco Central da França) publicou uma nota afirmando que os testes com um projeto do “Euro Digital” foram realizados com sucesso. Essa é uma das fases que fazem parte de uma série de projetos com o intuito de testar o uso de uma Moeda de Digital de Banco Central (CBDC) pelo país.

O teste já tinha sido anunciado no mês passado e coloca o país como o primeiro da Zona do Euro a chegar perto da digitalização da moeda fiduciária. Isso coloca a França à frente de vários outros países e mais perto de competir com a China e o seu Yuan Digital.

O país demonstra ter bastante interesse nessa tecnologia, considerando os recentes testes. Atualmente, o foco dos testes está em como uma CBDC pode ser usada para melhorar o mercado financeiro, com foco em remessas interbancárias.

Com isso, a ideia é testar, pelo menos por enquanto, o uso do ativo digital como uma forma de melhorar o atacado no mercado financeiro, e não utilizar a moeda para o setor varejista.

No comunicado de imprensa, o Banque de França aponta que o teste foi concluído com sucesso no dia 14 de maio.

“para iniciar esse projeto, o Banque de France testou com sucesso, no dia 14 de maio, o uso de uma blockchain desenvolvida por sua equipe para experimentar o uso de uma Moeda Digital de Banco Central.”

O teste envolveu a Société Générale Forge, que realizou a emissão de valores monetários em euros através da blockchain e utilizando esse ativo digital em caráter experimental.

No entanto, não foram divulgados os outros parceiros que estariam participando de outros testes.

O comunicado também destacou que o Banque de France está adotando uma abordagem experimental com a moeda digital desde o começo deste ano.

“Banque de France iniciou uma abordagem experimental à moeda digital do banco central, com o objetivo de explorar com os parceiros as possíveis contribuições de novas tecnologias para melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e, mais particularmente, remessas  interbancários (por isso a moeda está sendo chamada de “Moeda Digital Atacada de Banco Central”).

Os testes vão continuar nas próximas semanas

Os testes da França com o Euro Digital podem impactar e incentivar vários outros países da União Européia.

O Banque de France também informou que os experimentos vão continuar a serem realizados em cooperação com outros participantes. Esses participantes foram escolhidos através da inscrição realizada a partir do dia 27 de março.

Curiosamente, o comunicado nota que houve um grande interesse por parte de instituições que querem realizar os testes.

“O grande número de voluntários para os testes atesta o interesse do setor bancário e financeiro por essas experiências e o dinamismo da Place de Paris em termos de inovações tecnológicas no setor financeiro.”

Por fim, o Banque de France demonstrou ter esperanças com os resultados dos testes ao continuar inovando no mercado global.

“Os resultados destas experiências serão um elemento importante na contribuição do Banque de France para uma reflexão mais global liderada pelo Eurosistema no interesse de um CDBC.”

Com a conclusão desses testes a França fica mais perto do Euro Digital, colocando a economia europeia na “corrida do dinheiro” e possivelmente a um passo mais próximo do futuro financeiro.

Por enquanto, os EUA ainda não demonstraram estar avançando com algum teste para o dólar digital.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
ATM de Bitcoin

Número de ATM de Bitcoin se aproxima de marca histórica

A adoção em massa do Bitcoin é uma realidade perseguida pela comunidade Bitcoin, que cria ferramentas diversas para esse futuro. Uma delas é o...
Baleia de Bitcoin

Baleia de Bitcoin prefere Ripple a Ethereum

A comunidade de criptomoedas mundial se preocupa e leva muito a sério um fundamento: a transparência. Dessa forma, uma baleia de Bitcoin se posicionou...
Fundador da D9, Danilo Dubaiano gravou DVD com Thaeme e Thiago, Naiara Azevedo

Esposa de líder de pirâmide de Bitcoin tem pedido negado

O Brasil tem sido assolado pelos esquemas de pirâmides financeiras há anos, sendo recentemente, golpes utilizam a imagem das criptomoedas. Uma famosa pirâmide de...