Banco Central impulsiona emissão de moeda digital

Trilhões de dólares emitidos pelo FED!

Siga no
Criptomoeda Ethereum
Criptomoeda Ethereum

O Banco Central dos EUA adotou uma polêmica decisão de emitir mais que U$ 6 trilhões de dólares nos últimos dias. A medida do Banco Central dos EUA poderá impulsionar a emissão de uma moeda em Ethereum.

De fato, desde 2019 os bancos centrais começaram a imaginar uma moeda digital, principalmente com o lançamento da Libra, criptomoeda do Facebook. As chamadas Moedas Digitais de Bancos Centrais, CBDC, estão em estudo por vários países.

Em 2020, o clima esquentou ainda mais, com Bancos Centrais passando a se ajudar em prol deste lançamento. No Brasil, por exemplo, um novo sistema de pagamentos está sendo pensado em formato digital, chamado PIX.

A China é outro país dentre os grandes que acelera o desenvolvimento de sua própria moeda digital. Fontes levaram a crer que o país teria a emissão dessa moeda em 2019, o que não ocorreu. A expectativa é que em 2020, uma versão do Yuan digital venha a público.

Moeda da China, Bitcoin e Dólar
Moeda da China, Bitcoin e Dólar

Banco Central dos EUA, FED, impulsiona a emissão de uma moeda em Ethereum com novo pacote de estímulos

O FED, Banco Central dos EUA, reagiu de uma forma insana com um pacote de estímulos nos últimos dias. A gigante impressão de dinheiro feita pelo FED, podendo superar U$ 6 trilhões, é a maior já registrada em toda a história do país. O episódio tem sido chamado por especialistas de “maior plano de resgate econômico na história dos EUA“.

Nem durante a crise de 2008, última grande recessão, o FED atuou de forma tão impactante. Com a crise financeira de 2020, o FED vai bancar o governo de Donald Trump, empresas, carros e até cartão de crédito da população.

Contudo, em meio a todos os estímulos oferecidos pelo FED, a criação de uma moeda digital do Banco Central poderá surgir. São várias as empresas e iniciativas interessadas nessa emissão de moeda digital.

De acordo com Michael Del Castilho, escritor da Forbes, o projeto eThaler poderá ser um dos beneficiados pelo pacote de estímulos. O eThaler pretende construir uma Moeda de Banco Central (CBDC), emitindo tais moedas na rede Ethereum, na forma de tokens.

Os tokens Ethereum dão aos desenvolvedores várias possibilidades de inovação. Os tokens mais comuns são aqueles no formato ERC-20. O projeto eThaler, entretanto, prevê a construção de tokens no formato ERC-1155.

Neste padrão, o Banco Central poderia emitir moedas ou títulos digitais, uma vez que o padrão ERC-1155 permite que sejam emitidos vários tipos de tokens, destacou Michael. Claro que o projeto encontra resistência, logo, não há garantias que o estímulo chegará ao eThaler.

Criptomoeda Ethereum
Criptomoeda Ethereum

Criação de moedas de bancos centrais poderão acelerar nos próximos meses

A crise financeira que ataca a população mundial, junto do coronavírus, já deixa a economia global em estado de alerta. Os próximos meses deverão ser de recessão, com problemas principalmente em países de economias emergentes.

Os EUA, em outro ponto, acreditam que a emissão de um dólar digital poderá ser interessante para estimular a economia. Nos últimos dias, por exemplo, uma democrata norte-americana enviou uma proposta da moeda digital.

Contudo, empresas estão interessadas na emissão, que poderia ser feita em conjunto com o FED, e não apenas por ele. Um dos casos que Castilho citou como promissor é o Consórcio R3, que tem atuado com vários bancos centrais do mundo na busca pela emissão de uma moeda digital.

Com o medo do novo coronavírus, que pode ser transmitido via papel, a criação de um dinheiro digital ganhou ainda mais força. Apesar dos esforços de bancos centrais no sentido da “inovar”, o Bitcoin tem ganhado destaque no mundo todo, com aumento na busca em vários países.

Bitcoin e Dólar
Bitcoin e Dólar

No Brasil, por exemplo, o mês de março foi de corrida às corretoras, que viram um volume gigantesco. O primeiro trimestre de 2020 já é 26% maior que o mesmo período do ano anterior. Ou seja, enquanto o governo dos EUA luta para criar o dólar digital, o Bitcoin dispara no mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Youtuber Felipe Neto

Criptomoeda com “potencial imenso” que Felipe Neto investiu derrete 53%

Uma criptomoeda que o youtuber Felipe Neto investiu derreteu 53% e chamou a atenção de um analista da bolsa de valores brasileira. O projeto em...
Alibaba Bitcoin

Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração de bitcoin

A proibição do Bitcoin na China começa a afetar outros setores da indústria. Desta vez a gigante Alibaba, 9ª maior empresa do mundo por...
Fachada de agência do Banco do Brasil

Tokecardume ou Bitemoeda? – Vejas as questões sobre criptomoedas do concurso do Banco do...

No último domingo (26), o concurso do Banco do Brasil foi aplicado em diversas cidades do Brasil, com várias questões sendo vistas sobre Bitcoin...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias