A queda das criptomoedas continua afetando diferentes entidades, desta vez a Nuri, uma plataforma focada em oferecer serviços bancários para investidores em criptomoedas, que declarou insolvência devido à queda prolongada do mercado, no entanto, a plataforma ainda garante aos seus clientes que os seus investimentos estão “seguros” com a empresa.
A plataforma de criptomoedas Nuri entrou com pedido de insolvência perante um tribunal de Berlim, citando o atual ciclo de baixa como um dos motivos para problemas financeiros por parte da companhia. Segundo as informações, a empresa afirmou que a declaração de insolvência é “necessária para garantir o caminho mais seguro para todos os clientes.”
Um processo de insolvência tende sempre a preceder um processo de falência, e o termo por si só já é bastante assustador para qualquer cliente. Até o momento a Nuri está deixando claro que não interrompeu os saques de seus clientes, seja em moeda fiduciária ou em criptomoedas, diferente de outras empresas que declararam insolvência e bloquearam essas operações. Os usuários ainda podem mover seus investimentos.
As informações destacam também que empresa foi forçada a tomar essa decisão após tentativas frustradas de garantir uma nova rodada de financiamento de empresas privadas.
“Todos os fundos em suas contas Nuri estão seguros devido à nossa parceria com o Solarisbank AG. Os processos temporários de insolvência não afetam seus depósitos, fundos de criptomoedas e investimentos Nuri Pot que foram feitos conosco.”, diz um comunicado da nuri aos seus clientes.
A decisão da Nuri, segundo ela, veio após um período em que está enfrentando uma “tensão duradoura” na liquidez de seus negócios em 2022 devido a “enormes problemas macroeconômicos significativos”, incluindo a pandemia e a invasão da Ucrânia pela Rússia, juntamente com “a perda de interesse dos mercados de capitais públicos e privados”.
“Além disso, vários desenvolvimentos negativos nos mercados de criptomoedas no início deste ano, incluindo grandes vendas de criptomoedas, a implosão do protocolo Luna/Terra, a insolvência da Celsius e outros grandes fundos de criptomoedas levaram a um mercado de criptomoedas em baixa.”, concluiu.
O pedido de insolvência ocorre apenas dois meses após a CEO Kristina Walcker-Mayer anunciar que a empresa estava demitindo 20% de seus funcionários, o que geralmente costuma ser um sinal de problemas, o que se provou nesse caso.
Com isso, os clientes podem têm a informação que podem considerar seus fundos a salvo na Nuri, mas é possível que essa situação não dure por muito tempo, principalmente se a confiança na plataforma diminuir após o pedido de insolvência.