Craig Steven Wright é provavelmente o nome mais controverso da indústria de criptomoedas. Além de se autoproclamar Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, o cientista da computação já processou diversos players da indústria, desde desenvolvedores até corretoras.
Outra peculiaridade de Wright é a sua obsessão por patentes. Em conversa com a Forbes, publicada na última quarta-feira (12), ele revelou possuir 800 patentes concedidas e outras 3.000 pendentes.
Muitas delas estão relacionadas às criptomoedas, obviamente, parecendo uma provocação a um ecossistema majoritariamente baseado em código-aberto. De qualquer forma, seus pedidos de patentes vão além, e alcançam gigantes da tecnologia.
Cientista da computação que diz ser Satoshi Nakamoto compra briga com Vale do Silício
Embora nunca tenha conseguido provar que é Satoshi Nakamoto, Craig Wright segue incomodando o setor como pode. Um de seus pedidos de patente, por exemplo, está ligado a tecnologia de fragmentação (sharding), a ser utilizada pelo Ethereum.
Em outras palavras, criptomoedas que usarem tal tecnologia precisarão pagar royalties para Wright caso sua patente seja aprovada. E este é apenas um pedido entre centenas de outros.
Ainda em 2021, o cientista da computação tentou retirar o whitepaper do Bitcoin de todos os sites, incluindo do Bitcoin.org. Sua alegação é que tal documento foi escrito por ele.
Em recente conversa com a Forbes, Wright explicou seu ponto de vista, expandindo sua briga com todo o Vale do Silício, região dos EUA que abriga as maiores empresas de tecnologia e diversas startups.
“Não gosto do Vale do Silício. Eles são um câncer neste mundo”, disse Craig Wright à Forbes. “Eles são um bando de comunistas que acreditam que podem roubar o que quiserem.”
“Eles são uma hemorroida cancerígena na bunda do mundo”.
Seus alvos, segundo a Forbes, incluem a Microsoft, Linux e Meta (antigo Facebook). Wright estaria usando “táticas legais” relacionadas a tecnologias de código aberto, como o React, uma biblioteca de JavaScript para obter dinheiro das gigantes.
Império de patentes de Craig Wright preocupa setor de tecnologia
Conhecido como Faketoshi (falso Satoshi), mais recentemente Craig Wright também passou a ser chamado de “troll de patentes”. Ou seja, alguém que está interessado apenas em processar terceiros, a fim de ganhar dinheiro, com patentes fracas.
Dado o histórico de Wright, com diversas perdas em processos relacionados ao Bitcoin, também é difícil imaginar que ele tenha sido o criador de tantos recursos quanto afirma.
Por fim, o cientista da computação já perdeu um processo contra um pequeno investidor de Bitcoin que precisou ser financiado pela comunidade. No entanto, seu foco agora parece estar em ‘peixes maiores’, parecendo mais uma causa perdida.