O BAT (Basic Attention Token) é uma plataforma de publicidade digital baseada em blockchain, fundada pelo criador da linguagem de programação JavaScript e co-fundador do Mozilla e do Firefox, Brendan Eich. A plataforma acompanha um token criptográfico ($BAT) hospedado na plataforma Ethereum.
O presente artigo traz uma visão geral da BAT: o que é, o que resolve, e como. Para informações mais detalhadas, consulte o “whitepaper” (artigo técnico) do token.
O BAT ainda está em fase de desenvolvimento e ainda não possui todas as características que estão planejadas. Para um cronograma geral do que está por vir e as várias fases de lançamento da BAT, consulte o “roadmap” (roteiro).
O que é o Basic Attention Token ($BAT)?
O Basic Attention Token, ou Token da Atenção Básica (tradução livre), é uma plataforma de publicidade digital sediada no blockchain do Ethereum. A plataforma é composta de vários componentes, incluindo um mercado de anúncios digitais (que permite que os anunciantes comprem espaço de anúncio/atenção do usuário), painéis de análise estatística sobre campanhas de anúncios, algoritmos de correspondência de anúncios (que correspondem anúncios aos usuários apropriados) que rodam localmente, sistemas de medição de atenção, programas de recompensa, e muito mais.
O token BAT ($BAT) é um token utilitário ERC20 construído no Ethereum, utilizado como a unidade contábil na plataforma BAT mais ampla:
- Anunciantes farão transações em $BAT para comprar espaço publicitário e atenção dos usuários;
- Editores e criadores de conteúdo receberão em $BAT receita proveniente dos anúncios, além de contribuições de usuários;
- Usuários ganharão $BAT por sua atenção e engajamento com qualquer anúncio exibido para eles (“compartilhamento da receita de anúncios”).
Como o BAT trabalha com o Brave?
O Brave Browser é um navegador de internet totalmente “open source” (código aberto), focado na privacidade, de alta performance, com milhões de usuários, que bloqueia anúncios, rastreadores, e scripts de mineração por padrão. Está disponível para Android, iOS, Windows, macOS, e Linux. Nota: Brave é um aplicativo de navegação da Web que integra a plataforma BAT, embora o BAT não esteja limitado ao navegador Brave (Veja a seção: “O BAT está restrito ao Brave Browser?”).
O Brave integra a plataforma BAT das seguintes maneiras:
BAT Ads (Anúncios BAT) (beta)
Os usuários que optarem por receber anúncios do BAT Ads (atualmente somente disponível na versão beta) verão anúncios selecionados de forma que respeita a privacidade, e receberão uma parte da receita de anúncios em $BAT. Como a determinação da correspondência entre o anúncio e o usuário e a veiculação de propagandas são feitas totalmente “client-side”, no lado do cliente, com algoritmos de aprendizado executados localmente na máquina do usuário, com dados locais, o BAT não requer absolutamente nenhuma coleta ou rastreamento de dados e pode atingir uma correspondência superior de anúncios. Isso significa correspondência superior com nenhum controle ou coleta de dados dos usuários. Além disso, $BAT pode ser usado para obter acesso a conteúdos premium, assinaturas, produtos e serviços digitais, para doações através da plataforma “Brave Payments” (Pagamentos Brave) ou para transferências (veja a seção “O que torna o BAT diferente?”).
Existem dois tipos de anúncios no sistema de anúncios do BAT:
ANÚNCIOS DE USUÁRIO: os “Anúncios de Usuário” são transmitidos diretamente ao usuário em uma aba separada, ao invés de aparecerem no meio do conteúdo publicado em momentos específicos da experiência de navegação do usuário. Os Anúncios de Usuário podem ser “notificações push” avançadas, conteúdo HTML5 de página inteira, vídeos, “landing pages” (páginas de destino) e muito mais. Os usuários receberão 70% da receita dos Anúncios de Usuário.
ANÚNCIOS DE EDITOR: os Anúncios de Editor aparecem para o usuário no meio do conteúdo do editor/publicador, como um banner em meio à página da Web. No caso dos Anúncios do Editor, os editores receberão 70% da receita do anúncio e os usuários 15%.
Já foram divulgadas amostras dos anúncios:
ATRIBUIÇÃO
A atribuição para análise das campanhas publicitárias será realizada através de protocolos de Prova de Conhecimento-Zero (ZKP, “zero knowledge proof”) (semelhante ao sistema de contribuição anônima do Brave Payments), que garante matematicamente a privacidade e o anonimato do usuário, enquanto ao mesmo tempo fornece estatísticas para as campanhas.
Brave Contribute
Brave Contribute, ou Contribuição Brave, é um programa que permite que os usuários apoiem seus editores e criadores de conteúdo favoritos com contribuições mensais em $BAT. Por padrão, o Brave Payments divide contribuições mensais entre sites e canais com base no tempo gasto na visualização de cada conteúdo. Os usuários também podem “fixar” quantidades específicas para seus sites e criadores de conteúdo favoritos, como ocorre no Patreon. As contribuições de $BAT para os editores que ainda não foram verificados pela plataforma serão armazenadas em uma carteira que pode ser reivindicada após a verificação.
No momento, os usuários que ativam o Brave Payments em seus navegadores Brave gerarão uma carteira unidirecional de $BAT no navegador com várias opções de depósito (por exemplo BAT, BTC, LTC, ETH, etc). Futuras atualizações incluirão um upgrade para uma carteira multidirecional que permitirá aos usuários transferir $BAT – por exemplo, $BAT obtido através do programa BAT Ads – para fora da carteira.
O BAT está restrito ao navegador Brave?
Embora o navegador Brave seja o principal foco para a integração da plataforma BAT, de acordo com o “roadmap” (roteiro) 1.0, a equipe pretende estender o BAT para além do navegador Brave. Planeja-se que a plataforma BAT seja estendida a outros navegadores (via extensões), a aplicativos de bate-papo/mensagens, e a jogos e outros aplicativos da Economia da Atenção por meio de SDKs “open source” (de código aberto) para apps de dispositivos móveis, Smart TVs, etc.
O trabalho para estender a plataforma além do navegador Brave ocorrerá após a fase Apollo no roteiro. Para obter mais informações sobre áreas em potencial para as quais a plataforma BAT pode ser estendida, consulte a postagem do blog BAT “Driving User Adoption and Extending the BAT Platform” (Atingindo Adoção de Usuários e Estendendo a Plataforma BAT).
“Eu não quero encurralar o mercado de navegadores; Eu acho que o Brave terá uma boa curva de crescimento e muita participação de mercado entre os usuários de elite, que são muito valiosos economicamente, mas o BAT é a grande jogada. Eu quero que o Basic Attention Token seja usado amplamente, o que significa que o levaremos para outros navegadores e outros aplicativos de atenção – como podcasts ou jogos que tenham anúncios neles.” — Brendan Eich
O que torna o BAT diferente?
O BAT representa uma reestruturação fundamental da forma como os anúncios digitais são transmitidos. O modelo atual depende de rastreamento de dados por terceiros, vigilância com pixels, scripts e cookies, além de inúmeros intermediários.
O BAT elimina a necessidade de rastreamento e intermediação de terceiros, realizando a combinação de anúncios de forma “client-side”, localmente e executada no próprio dispositivo do usuário, a partir de um catálogo baixado de anúncios e ofertas disponíveis. Com o BAT, não é necessário realizar absolutamente nenhum rastreamento ou coleta de dados do usuário, inclusive pela Brave Software.
A entrega de anúncios dessa maneira confere muitos benefícios. Por exemplo:
Privacidade. Os dados de navegação dos usuários (por exemplo, histórico de navegação) podem ser mantidos em sigilo, pois todos os dados necessários para a correspondência de anúncios nunca saem do dispositivo do usuário, e os rastreadores de terceiros são bloqueados por padrão.
Melhor correspondência de anúncios. Os BAT Ads no navegador podem ver tudo: consultas de pesquisa, consultas e compras na Amazon, logs de cliques/constelações de abas e guias, e podem gerar anúncios “Above-the-fold” (“acima da dobra”, ou seja, na parte de um email ou página da web que é visível sem que seja necessário o uso da barra de rolagem) e de prioridade Z-Order. O navegador possui acesso ao conjunto completo de dados e sinais de intenção do usuário, incluindo guias ativas, URL e palavras-chave de pesquisas, histórico de navegação, etc. A plataforma BAT, em conjunto com o navegador, pode realizar a correspondência de anúncios com maior precisão e determinar se um usuário está no momento e no local ideais em sua navegação para uma oferta.
Melhor experiência. Como a correspondência entre os anúncios e os usuários é realizada localmente, os usuários não precisam se conectar a servidores externos em cada carregamento de página para serem rastreados com scripts, pixels, etc. Isso leva a uma experiência de navegação quantificavelmente mais rápida (carregando páginas 2x mais rápido no desktop e até 8x mais rápido no mobile), além de uma economia significativa do uso da bateria e de dados. Além disso, como os anúncios não serão veiculados em espaços no meio das páginas, o modelo BAT evita problemas de “cegueira de banner” e interrupção do fluxo de conteúdo da página.
Para que posso usar o $BAT?
O $BAT pode ser usado pra comprar espaço publicitário, ou com o Brave Payments para dar suporte aos seus editores e criadores de conteúdo na Web favoritos. Também pode ser usado para acessar conteúdos premium, produtos digitais, assinaturas, e é provável que o $BAT se torne progressivamente um token de carteirinha para usuários avançados da Web, que navegam com recompensas e várias vantagens. Também podem ser oferecidas diferentes opções para converter $BAT em “gift cards” (cartões de presente), assinaturas com desconto para conteúdo, e assim por diante.
Você também poderá transferir $BAT da carteira interna para onde quiser, ou trocar por outros tokens ou moedas fiduciárias, como o real ou o dólar.
Como eu compro $BAT?
O token pode ser comprado diretamente através do parceiro do BAT, Uphold.com (depositando com moedas nacionais/fiduciárias, cartão de crédito e débito, ou criptomoedas.
Alternativamente, é possível depositar criptomoedas, como BTC, ETH, ou LTC, diretamente em uma carteira Brave (a conversão automática para $BAT ocorrerá em segundo plano). Em breve será possível depositar com cartão de crédito ou cartão de débito diretamente através do Carteira Brave.
Por fim, é possível usar corretoras e mercados secundários que listam $BAT.
Nota: Embora o token $BAT seja negociado atualmente nas corretoras listadas, não incentivamos ou facilitamos de forma alguma essas negociações de troca. Este artigo apenas fornece informações públicas.
Parcerias e Editores Verificados
O BAT e o Brave têm parcerias oficiais com o Dow Jones Media Group, a DuckDuckGo, a TownSquare Media, e outros. Além de com algumas estrelas do YouTube, como Philip DeFranco e Bart Baker.
Mais de 25.000 websites, criadores do YouTube e streamers do Twitch são editores verificados pelo programa Brave Payments e recebem contribuições mensais em $BAT dos usuários. Os sites de editores verificados incluem grandes publicações como o The Guardian, The Washington Post, VICE, Vimeo, MarketWatch, Barron’s, além de grandes canais do YouTube e do Twitch, totalizando mais de 200 milhões de inscritos.
Informações sobre o Lançamento do Token BAT
O lançamento do token BAT ocorreu em 31 de maio de 2017. A oferta total de $BAT (1.5 bilhões de tokens) foi criada durante o lançamento do token, dos quais 1 bilhão foram vendidos e os 500 milhões restantes foram reservados para uma “pool” (reserva) de crescimento de usuários e uma reserva para as equipes de desenvolvimento. Os Tokens são projetados para serem usados para acessar serviços e fornecer utilidade dentro da plataforma. Não há planos para qualquer criação ou venda subsequente de tokens.
Os recursos obtidos com o lançamento do token estão sendo usados para o desenvolvimento e crescimento da plataforma. Veja nesta postagem do blog BAT uma análise detalhada de como os recursos são distribuídos.
Além do lançamento do token, o projeto é financiado pelo Founders Fund, Foundation Capital, Propel Venture Partners, Pantera Capital, DCG, Danhua Capital e Huiyin Blockchain Venture, entre outros.
Por que eu deveria me importar com o BAT?
A indústria multibilionária da publicidade digital está em crise. A privacidade do usuário foi extinta em um modelo de vigilância cada vez maior, que depende do rastreamento e do perfilamento dos usuários. Os editores e criadores de conteúdo estão falindo ou recorrendo a táticas autodestrutivas à medida que os usuários ativam os bloqueadores de anúncios (Ad-blockers) em resposta a violações de privacidade, anúncios irrelevantes, e malvertising. A fraude em anúncios é generalizada em todo o sistema (US$ 16 bilhões no ano passado, somente nos EUA) e os anunciantes estão lutando para encontrar soluções que estejam em conformidade com as novas regulamentações de ePrivacy e GDPR.
O Basic Attention Token fixa incentivos econômicos subjacentes ao precificar corretamente a atenção do usuário, mantendo e cumprindo as normas de privacidade e oferecendo um novo paradigma de publicidade digital para editores, anunciantes e usuários, em que todos saem ganhando.
- Editores poderão remonetizar segmentos perdidos e adicionar fluxos de receita adicionais;
- Anunciantes se beneficiarão de melhor correspondência entre anúncios e usuários, com melhoria na segurança de marca, menos fraude, e com contabilidade totalmente auditável e transparente através do blockchain.
- Usuários serão pagos por sua atenção e não terão mais que sacrificar seus dados, sua privacidade, ou sua experiência na web.
O BAT é uma solução para um problema sistêmico, liderado pelo criador do JavaScript, co-fundador do Mozilla e Firefox, Brendan Eich, ao lado de uma equipe completa.
Bons recursos:
- Veja a apresentação completa e compreensiva de Brendan sobre o BAT na Coinbase em abril de 2017: https://youtu.be/lbzLJi3nOr8
- Breve apresentação introdutória do próprio Brendan Eich: https://youtu.be/6yhlMReH1PE?t=20m47s
- Veja a resposta altamente votada e vista da Jennie a algumas preocupações/concepções erradas levantadas sobre o BAT: https://www.reddit.com/r/BATProject/comments/80xpzy/had_to_sell_my_tokens/duyy7ry/
- Luke Mulks (Senior Ad Tech) dá uma explicação geral sobre os anúncios do BAT (perspectiva do anunciante, experiência do usuário, etc.): https://www.reddit.com/r/BATProject/comments/7q1iev/do_advertisers_need_to_buy_bat_in_order_to_be/dslq67a/
- Transcrição da AMA (“Ask-Me-Anything”, ou Pergunte Qualquer Coisa) com Brendan Eich (20 de dezembro de 2017): https://www.reddit.com/r/BATProject/comments/7l4033/transcript_of_ama_with_brendan_eich_ceo_of_brave/
- Veja este post de Brendan Eich com mais detalhes sobre o fluxo geral de BAT: https://www.reddit.com/r/BATProject/comments/7ekc33/im_a_youtuber_800k_subs_with_a_few_questions/dq5mf3s/
- Episódio do O’Reilly Podcast com Brendan Eich sobre “revolucionar a publicidade, descentralizar pagamentos e privacidade por design”: https://www.oreilly.com/ideas/the-web-is-broken-lets-fix-it