BC da Rússia diz que bitcoin é pirâmide financeira: “seu dinheiro será levado embora”

"Comprando bitcoin, a pessoa entra em um campo minado"

“Bitcoin é um esquema de pirâmide e, ao comprá-lo, uma pessoa entra em um campo minado” – foi o que disse o vice-presidente do banco central da Rússia, Sergei Shvetsov, em entrevista à Reuters.

Segundo ele, muitas pessoas investem em instrumentos alternativos e, muitas vezes, vendem imóveis ou pedem dinheiro emprestado a parentes para “enterrar o dinheiro no campo dos milagres”.

“É um grande problema que nossos cidadãos não estejam familiarizados com as regras do mercado de capitais, onde a rentabilidade prometida reflete o nível de risco. E se você quiser ganhar muitos, muitos por cento com esse dinheiro, então a probabilidade de perder tudo é enorme”, acrescentou.

Campo minado

O vice-presidente do Banco Central russo também recomendou que todos os russos que não estão familiarizados com o mercado financeiro não arrisquem investir em criptomoedas.

Ele afirmou ainda que o Banco da Rússia não legalizará o bitcoin e que as pessoas podem perder dinheiro e o governo nada poderá fazer.

“Comprando bitcoin, a pessoa entra em um campo minado, onde, além de si mesma, não tem com quem contar e ninguém pode protegê-la. Também dizemos aos cidadãos sobre isso que você não precisa ir a um lugar onde não esteja sob a proteção da Federação Russa, onde seu dinheiro será simplesmente levado e você não pode fazer nada a respeito.”

O Banco Central, disse ele, está realizando ativamente um trabalho explicativo, “para que os cidadãos tenham muito cuidado com os ativos, atrás dos quais não há proteção ao consumidor, nem segurança, nem um processo econômico real, mas o Banco Central está de mãos atadas.”

“O que vemos no mercado agora são instrumentos extraterritoriais”, disse Shvetsov. “Corretoras russas licenciadas pelo Banco Central não fornecem acesso a criptomoedas, mas os cidadãos usam a Internet e compram produtos de fornecedores estrangeiros”, reclamou.

De acordo com uma pesquisa sobre investimentos realizada em março de 2021, 52% dos investidores russos não qualificados já negociaram bitcoin.

Em fevereiro, quando o bitcoin subiu de preço em ritmo acelerado, a presidente do Banco Central apontou para a alta volatilidade da criptomoeda.

Usar tal ativo, disse ela, traz riscos. Além disso, “o bitcoin pode ser usado ativamente para todos os tipos de transações duvidosas”, acrescentou.

Pirâmide financeira

Shvetsov, que curiosamente é um ex-jogador de futebol, continuou a criticar o bitcoin e o descreveu como uma “pirâmide financeira tecnológica”.

Ele alertou que a Rússia não tem poder para evitar tais golpes se as pessoas perderem seus fundos.

“Iniciamos o fechamento de sites, os bancos interrompem os pagamentos. Mas existem outros canais que aparecem muito rapidamente, onde uma pessoa não pode ser ajudada. Por exemplo, se ele tem uma conta com bitcoins e a pirâmide coleta bitcoins. Não há como bloquear a transferência de sua conta para a conta da pirâmide financeira em bitcoins.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias