A BeeFund, uma suposta pirâmide financeira com Bitcoin e criptomoedas está crescendo no Brasil. Dados do Similarweb apontam que o número de visitas ao site quase dobrou no último mês. No Google Play, o aplicativo já possui mais de 500 mil downloads, sendo promovida no TikTok e Youtube.
A plataforma é suspeita devido a promessas de retornos que variam entre 4,2% a 12,75% ao dia. Em outros números, isso daria 382% ao mês e 4.650% ao ano.
Mesmo os números ficando fora da realidade, muitas pessoas parecem não se importar. Nas redes sociais, não é difícil encontrar alguém defendendo a Bee Fund enquanto afirmam saber que se trata de uma pirâmide financeira.
Suposta pirâmide financeira tem foco no público brasileiro
Dados do Google Trends mostram que o termo “BeeFund” já ultrapassou as buscas por “criptomoedas” no Brasil. A empresa começou a aparecer no gráfico no final de abril deste ano, uma prova de que o suposto esquema começou a ganhar destaque nos últimos 5 meses.
Já o Similarweb mostra que 100% dos acessos ao site da BeeFund (bee-trader.com) partem do Brasil, tendo foco apenas em brasileiros.
No Google Play, são mais de 500 mil downloads do aplicativo. A descrição aponta que eles são “a exchange de criptomoedas mais antiga do mercado” e que funcionam “desde 2011”, mesmo sem nenhuma prova da afirmação.
Um trilhão de reais em um ano
Conforme mencionado no início desta matéria, a BeeFund promete até 12,75% de retornos sobre o investimento ao dia, o que renderia 382% ao mês. Segundo o site, os investimentos seriam feitos em criptomoedas.
Utilizando juros compostos, isso significa que você só precisaria investir R$ 6.500 para ser o primeiro trilionário do Brasil em apenas 1 ano e superar Elon Musk, o atual homem mais rico do mundo.
Como comparação, Warren Buffett, conhecido por ser o melhor investidor do mundo, tem um histórico de lucros médios de 10,1% a.a. nos últimos 30 anos. Ou seja, a BeeFund promete fazer em 1 dia o que o oráculo de Omaha faz em 1 ano.
Em vídeo publicado na última quarta-feira (18), o canal Investidor ao Contrário afirmou que a BeeFund “tem todos os indícios para ser uma pirâmide” e, respondendo às críticas das próprias vítimas, fez um “tour” pela plataforma.
Além de focar nos retornos irreais oferecidos por “traders profissionais” que utilizam nomes e fotos falsas, o vídeo também mostra que o aplicativo da BeeFund conta com um sistema de afiliados, prometendo comissões mais altas a cada novo usuário convidado para a plataforma.
O formato da imagem lembra uma pirâmide.
Finalizando seu teste na BeeFund, o canal Investidor ao Contrário nota que conseguiu realizar o saque. No entanto, destaca que essa é uma estratégia comum entre pirâmides, que fazem os pagamentos com o dinheiro de outras vítimas, até que fique sem dinheiro.
“Meus amigos, toda pirâmide paga. A Braiscompany, que usei de exemplo hoje, ela ficou no ar, acho que uns 5 ou 4 anos, sempre pagando, mensalmente, bonitinho. Toda pirâmide paga, porque assim, quando ela não paga, ela acaba. Então ela tem que ir pagando.”
O vídeo completo pode ser assistido abaixo.
Quem está por trás da BeeFund?
No site da empresa, não há informações sobre os fundadores da BeeFund, apenas uma explicação sobre o nome, que foi “inspirado em abelhas trabalhadoras e bonitas”. Isso lembra outros golpes passados inspirados em “matilhas” e outros.
Indo além, o vídeo acima mostra que tanto os depósitos e saques são feitos via Pix. No depósito, a contraparte aparece como “CKPAY LTDA”. Já no saque, aparece o nome “CONNEX SERVICOS DE PROCESSAMENTO LTDA”.
Ou seja, não deve ser difícil para autoridades seguirem o dinheiro e encontrarem quem está por trás dessa suposta pirâmide. De qualquer forma, como já visto no passado, esses esquemas tendem a ruir antes mesmo da polícia derrubá-los.
Vítimas de Schrödinger: Usuários da Beefund se acham malandros e dizem estar aproveitando
Nos dois vídeos publicados pelo canal Investidor ao Contrário sobre a BeeFund, diversos clientes do suposto esquema de pirâmide saíram em defesa da empresa. A grande maioria parece estar ciente do que está acontecendo.
“Cara, é pirâmide, mas eu acredito q essa dure pelo menos outro ano, ela foi bem feita e ta bem famosinha”, comentou um deles. O comentário já conta com 36 curtidas.
Outro comenta que “só é milhonário [sic] quem é fora da cazinha [sic] meu parceiro. Vida longa Bee Fund” e que “você é um mero medroso, por pessoas como vc [sic] o brasil [sic] não vai pra frente”.
Além do risco de perder dinheiro, essas pessoas também podem ser presas por até 8 anos por promover esquemas de pirâmide, segundo PL aprovada em outubro de 2023.
Seja como for, os promotores da Beefund parecem ser “vítimas de Schrödinger“, ou, “mané e malandro” ao mesmo tempo.
Se perder dinheiro, se faz de vítima e entra na justiça, exigindo dinheiro da empresa; se ganhar, é um grande empreendedor que fez o investimento certo “sem saber” que estaria prejudicando outras pessoas.