Binance faz alerta sobre golpes com deepfake

Executivo da corretora conta que ele teve sua imagem utilizada por golpistas e pede cuidados extras de usuários de criptomoedas.

Um executivo da Binance emitiu um alerta recente para golpes utilizando deep fake com a imagem de executivos da corretora. Aos clientes da plataforma e demais investidores de criptomoedas, o caso mostra futuros riscos que essa situação pode apresentar.

Isso porque, ao ver uma informação nova, é comum que investidores corram para vender ou comprar criptomoedas. Essa é uma situação natural para especuladores, que aguardam bons momentos de entradas e saídas de posições.

Uma listagem de uma criptomoeda nova na Binance, por exemplo, pode causar uma alta no preço da altcoin por alguns momentos, com o mercado reagindo bem à novidade. Contudo, esses anúncios podem ser falsos ou manipulados por hackers em novos ataques.

Binance alerta para golpes usando deep fake: “cuidado em quem você confia”

O Diretor de Comunicações da Binance, Patrick Hillmann, emitiu um alerta geral ao mercado para novos golpes utilizando sua imagem.

Segundo ele, para que um funcionário novo seja admitido pela corretora, são várias camadas de segurança que a pessoa deve passar, além de um treinamento integrativo. Com frequência, todos passam por treinamentos de segurança e verificações de segurança, o que lhe causava estranheza no início.

Mas agora, ele acredita que entende a importância de todo o processo, visto que sua imagem tem sido utilizada por golpistas online. Ao emitir um alerta, o executivo da Binance disse que vídeos e hologramas com deep fake circulam com a sua imagem de dois anos atrás, afirmando que novas listagens de criptomoedas devem ocorrer em breve.

“Os criminosos quase sempre vão encontrar uma maneira de se adaptar e contornar até mesmo o sistema mais seguro. Ao longo do último mês, recebi várias mensagens online me agradecendo por dedicar um tempo para me reunir com as equipes de projeto sobre possíveis oportunidades de listagem de seus ativos na Binance.com. Isso foi estranho porque eu não faço nenhuma supervisão ou tenho qualquer conhecimento das listagens da Binance, nem me encontrei com nenhuma dessas pessoas antes.”

Golpistas criaram deep fake de executivo da Binance, golpe online que simula novas listagens de criptomoedas
Golpistas criaram deep fake de executivo da Binance, golpe online que simula novas listagens de criptomoedas. Foto: Divulgação.

Criminosos utilizaram a imagem antiga de executivo

Durante os dois anos de pandemia, Patrick Hillmann informou que ganhou 15 quilos com o isolamento. Mesmo assim, os criminosos utilizaram sua imagem antiga de aparições públicas para criar o novo golpe com deep fake.

De acordo com ele, surgiram funcionários da Binance em várias redes sociais, perfis esses que em maioria são falsos.

“Além deste último incidente, houve um aumento recente de hackers fingindo ser funcionários e executivos da Binance em plataformas como Twitter, LinkedIn, Telegram etc.”

A dica do executivo é que os investidores não confiem em qualquer informação de listagem de criptomoedas na Binance, sempre procurando os canais oficiais de comunicação da corretora para confirmar essas novidades.

Contatos de “equipe Binance” também devem ser encarados como uma abordagem suspeita. Para Patrick, “seja você um usuário da Binance ou um fundador de uma startup blockchain, a vigilância é a arma mais poderosa, visto que os criminosos não precisam de habilidades técnicas avançadas para roubar seus fundos – basta fazer você acreditar neles“.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias