A Binance, maior corretora cripto do mundo, anunciou nesta terça-feira (2) que estará removendo 3 criptomoedas de sua plataforma. A decisão fez os preços desses projetos caírem rapidamente.
Os pares de negociação serão suspeitos no próximo dia 17, já os saques dessas criptomoedas estarão disponíveis até meados de novembro, dando tempo para investidores planejarem o que farão com suas moedas.
Essa é a segunda deslistagem feita pela Binance em 2025. A anterior, em fevereiro, resultou na remoção de outras 4 criptomoedas.
Três criptomoedas despencam após anúncio de remoção pela Binance
Embora não tenha citado os motivos específicos que levaram cada criptomoeda a ser removida, a Binance publicou uma lista de fatores que podem ter levado a corretora a tomar essa decisão. Incluindo:
- Comprometimento da equipe com o projeto
- Nível e qualidade da atividade de desenvolvimento
- Volume de negociação e liquidez
- Estabilidade e segurança da rede contra ataques
- Nível de comunicação pública, engajamento da comunidade e transparência
- Capacidade de resposta aos nossos pedidos periódicos de due diligence
- Evidências de conduta antiética/fraudulenta ou negligência
- Novos requisitos regulatórios
- Aumento significativo/injustificado na oferta de tokens ou mudanças no tokenomics
- Impacto de mudanças na estrutura de propriedade do projeto ou nos membros da equipe principal
- Sentimento da comunidade
Conforme a Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo, a remoção de sua plataforma significa que esses projetos terão menor visibilidade, volume e liquidez no mercado.
Portanto, isso justifica as quedas.
No caso do BakeryToken (TOKEN), um projeto de DeFi, as perdas chegam a 35%. Outro destaque é o volume de negociação, que aumentou 944% nesta quarta-feira (3).

As outras duas criptomoedas a serem removidas são Hifi Finance (HIFI) e Self Chain (SLF). Ambas operam em queda, de 25,6% e 28,4%, respectivamente, nas últimas 24 horas.
A remoção dos pares de negociação acontecerá à meia-noite do dia 17 de setembro, daqui a duas semanas.
Corretora dá prazos para saques
Seguindo o comunicado, a Binance aponta que os depósitos de BAKE, HIFI e SLF deixarão de ser processados a partir da meia-noite do dia 18 de setembro.
Já os saques estarão disponíveis por cerca de dois meses, especificamente até o dia 17 de novembro de 2026. Após esse prazo, a corretora poderá converter essas moedas em stablecoins para os usuários, mas não oferece uma garantia.
Portanto, as quedas também pode estar ligadas a um despejo de investidores que não desejam sacar suas moedas para carteiras de autocustódia ou outras corretoras.
Por fim, as datas de remoção dessas três criptomoedas em outros produtos da Binance, como Simple Earn, Dual Investment, Margin, Gift Card, Pay e outros, podem ser encontradas no anúncio oficial.