A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta terça-feira (11) a remoção de três criptomoedas de sua plataforma.
Como consequência, os três projetos estão operando em forte baixa nesta manhã. Enquanto um deles está em queda de 30%, outro segue em baixa de 40% e o terceiro já perdeu 70% de seu valor.
Embora não tenha citado os motivos específicos da remoção, a Binance comentou alguns pontos que levaram a corretora a tomar tal decisão, incluindo falta de comprometimento da equipe, qualidade do projeto, volume e liquidez, estabilidade e segurança.
Três criptomoedas derretem após Binance removê-las de sua plataforma
Segundo o anúncio publicado nesta terça-feira (11) pela Binance, as três criptomoedas serão removidas já na próxima terça-feira (18).
“A Binance removerá Kepple (QLC), Neblio (NEBL) e Auto (AUTO) no dia 18 de abril de 2023.”
#Binance will delist QLC, NEBL and AUTO on April 18, 2023.https://t.co/g22d0VR5WA
— Binance (@binance) April 11, 2023
Conforme a Binance é a plataforma que mais dá exposição a uma criptomoeda, já que ela é maior corretora do mundo, tais projetos estão operando em forte queda após o anúncio de remoção.
Enquanto a Neblio (NEBL) está operando em queda de 30% nesta terça-feira (11), a Auto (AUTO) já perdeu 40% de seu valor. No entanto, o maior prejuízo ficou para os investidores da Kepple (QLC) conforme a criptomoeda está registrando uma baixa de 70% nas últimas 24 horas.
Até o fechamento desta reportagem, nenhum dos três projetos se posicionou publicamente sobre a remoção.
Quais critérios foram usados pela Binance?
Embora não tenha fornecido detalhes sobre qual motivo levou cada projeto a ser removido, a Binance listou nove pontos que tiveram peso na decisão. São eles:
- Comprometimento da equipe com o projeto;
- Nível e qualidade da atividade de desenvolvimento;
- Liquidez e volume de negociação;
- Estabilidade e segurança da rede contra ataques;
- Estabilidade da rede/contrato inteligente;
- Nível de comunicação pública;
- Capacidade de resposta às nossas solicitações periódicas de due diligence;
- Evidência de conduta antiética/fraudulenta ou negligência;
- Contribuição para um ecossistema cripto saudável e sustentável.
Por fim, as três criptomoedas removidas pela Binance ainda poderão ser negociadas em corretoras menores. No entanto, possivelmente terão um menor volume e liquidez, afastando grandes investidores, o que justifica suas grandes quedas.