Os golpes dentro do mercado de criptomoedas são bem comuns e, considerando a importância desses ativos para os seus investidores, esses ataques podem ter efeitos devastadores. Para prevenir esse tipo de problema, a Binance está alertando para um ataque de phishing que está acontecendo em diferentes mercados.
Em um comunicado na página Binance Português, focado em traduzir anúncios e notícias da Binance, a página está alertando para um site falso que está tentando se passar pela Binance.
“Ao digitar ‘BINANCE’ no Google, uma opção de anúncios que aparece é um PHISHING, ou seja, uma página maliciosa se passando pela Binance.
É um anúncio que redireciona a uma página praticamente idêntica à da Binance. É FALSA!
Quando você tenta criar uma conta ou logar, o site falso pede que você instale uma extensão 3FA. É FALSO!”, avisava o post.
A imagem publicada pela página mostrou o que estava sendo mostrado ao pesquisar por “Binance” no Google.
O primeiro resultado, em formato de anúncio do Google Ads, apontava para o site www.sarahville.com/sing_up. O site já não está mais disponível, mas é possível que ele ainda tivesse um segundo redirecionamento para uma URL mais parecida com a da corretora.
No fim das contas, é um ataque clássico de Phishing, o que não é incomum na internet, principalmente no criptomercado.
Como funciona o ataque de Phishing?
Esse tipo de hack funciona de forma descomplicada. O Phishing simplesmente consiste em criar um site, e-mail, mensagem em aplicativos ou outros artifícios que imitam uma empresa verdadeira.
No caso do Phishing de corretoras, o hacker tenta levar o investidor para uma página falsa. Ao tentar fazer login, você está entregando as suas credências aos hackers, que poderão usá-las na plataforma real para movimentar valores.
Em alguns casos é pedido que seja instalado algum aplicativo que pode instalar diferentes malwares em seu computador ou simplesmente tentar burlar o sistema de autenticação de dois fatores.
Esse tipo de ataque pode causar prejuízos financeiros, como foi o caso de um cliente da FoxBit. A dica para se prevenir é sempre observar a URL de um resultado de buscas ou então de algo enviado pelo seu e-mail.
Mesmo que a página não leve para um golpe (como no exemplo acima), esse tipo de alteração no mínimo atrapalha bastante quem está pesquisando por algo.
A segurança com os seus investimentos vem de muitos lugares, principalmente da sua conscientização na hora de utilizar as ferramentas disponíveis na internet. Durante esse período de pandemia, a atividade hacker demonstrou uma alta considerável, por isso a atenção deve ser dobrada.