Com investidores ainda desconfiados com corretoras após a falência da FTX deixar prejuízos de bilhões de dólares a seus clientes, outras empresas estão buscando soluções para reconquistar a confiança dos grandes investidores.
Após uma corrida para auditar seus fundos, agora a Binance está com uma nova estratégia que pode atrair mais investidores institucionais.
Em conversa com a Bloomberg, Catherine Chen revelou mais detalhes deste novo recurso. Segundo a diretora de VIP & Institucional da Binance, os planos envolvem outro serviço da corretora, chamado Binance Custody.
Investidores institucionais poderão manter seus fundos em carteiras frias
Conforme uma das maiores preocupações de investidores é a segurança da corretora utilizada, a Binance está com um plano para melhorar esta questão.
Em suma, investidores institucionais poderão usar o serviço Binance Custody para manter seus fundos em carteiras frias (cold wallets) enquanto negociam na Binance.
Portanto, tais fundos estarão mais seguros contra hacks, já que tais carteiras não possuem exposição à internet. Ou seja, hackers não conseguem acessá-las, nem mesmo com as melhores técnicas.
Para Catherine Chen, diretora de VIP & Institucional da Binance, esta é uma demanda dos próprios clientes, incomodados após a quebra da FTX.
“Nossos clientes estão muito mais conscientes do gerenciamento de riscos.”
“Ouvimos de nossos usuários que eles adoram negociar na Binance, mas, ao mesmo tempo, estão recebendo ‘pressão’ de seu controle de risco interno”, contou Catherine Chen à Bloomberg. “Para poderem ampliar as atividades na Binance, eles precisam procurar maneiras de ajudá-los a diversificar os riscos na corretora.”
Sendo assim, o novo recurso poderá trazer ainda mais dinheiro, volume e liquidez para o setor. Em outras palavras, podemos esperar que isso ajude o Bitcoin e outras criptomoedas a manter o bom ritmo que estão vivendo no início deste ano.
Binance já utiliza carteiras frias, qual a diferença?
O uso de carteiras frias por corretoras já é um padrão de segurança do mercado antes mesmo da Binance existir.
Em resumo, corretoras deixam grande parte dos fundos dos usuários em tais carteiras sem acesso à internet e apenas uma pequena parte em carteiras quentes, para lidar com saques diários. Então, os fundos de usuários comuns já estão seguros por esta técnica.
Portanto, tudo indica que a principal diferença no possível novo recurso da Binance esteja relacionado a segregação de fundos. Ou seja, caso a Binance sofra um incidente de segurança, é possível que estes investidores institucionais não sejam afetados de maneira alguma.
Por fim, resta esperar que o serviço seja lançado para obtermos mais informações. De qualquer forma, a quebra da FTX parece estar ajudando no amadurecimento da indústria, cansada de sofrer por erros grotescos.