Binance está investigando denúncias sobre a LUNA

Changpeng Zhao, CEO da Binance.
Changpeng Zhao, CEO da Binance.

Mesmo com o lançamento de uma nova moeda, o caos da Terra (LUNA) parece não ter fim. Em entrevista à Fortune, Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance, afirmou que uma equipe especializada está investigando denúncias relacionadas a LUNA.

A maioria delas é de um antigo investidor conhecido pelo nome de FatMan. Através de suas redes sociais, Fatman está apresentando informações confidenciais sobre manobras que teriam causado o crash da LUNA, bem como outras irregularidades relacionadas ao airdrop.

Algumas delas estariam relacionadas a própria Binance, com foco na falta de rigorosidade ao listar novas criptomoedas na plataforma. Bem como um possível processo contra a mesma, partindo de terceiros.

As acusações de FatMan sobre a LUNA

Com mais de 60 mil seguidores no Twitter, FatMan rapidamente tornou-se o centro das atenções após o colapso da Terra (LUNA) e da stablecoin TerraUSD (UST). O motivo são as diversas denúncias de golpe e outras informações sigilosas sobre o projeto.

Como exemplo, na quarta-feira passada (25), FatMan afirmou que algumas das maiores exchanges de criptomoedas serão processadas por expor investidores americanos as duas moedas criadas por Do Kwon.

“Recebi a notícia de uma fonte verificada em um dos principais escritórios de advocacia dos EUA de que ações coletivas estão sendo preparadas contra Binance, Gemini, Kraken e Coinbase,” escreve FatMan. “Sob o Securities Act para a venda de UST e LUNA para clientes dos EUA. Isso deve ocorrer dentro de dez semanas.”

Em outro tuíte, FatMan acusa exchanges como a Jump e a FTX de realizarem acordos secretos, nos quais estas empresas receberiam LUNAs paga quitar dívidas relacionadas a resgates financeiros.

“Do Kwon. Sei sobre o resgate da Jump em maio de 2021 e sei exatamente quanto você paga em LUNA a eles todos os meses.”

“SBF da FTX. Sei sobre o acordo de 30% com a Jump e o que você fez com os investidores de varejo depois.”

Fundador da Binance fala sobre o caso LUNA

Mesmo que Changpeng Zhao, fundador da Binance, tenha se mostrado contra a ideia da criação de uma nova LUNA, sua corretora acabou cedendo a aprovação desta proposta e listou a nova criptomoeda.

Apesar disso, a história não parece ter acabado aqui. Segundo Zhao, também conhecido como CZ, uma equipe especial está investigando as denúncias feita por FatMan e outros membros da comunidade.

“Eu vi o tópico do FatMan no Twitter, o que é bastante interessante. Não tenho certeza de quanto disso é verdadeiro ou falso.”

“Há um monte de outras exchanges, pessoas, projetos envolvidos nesse tópico, mas, felizmente, a Binance não está lá,” declarou Changpeng Zhao à Fortune. “Independentemente disso, pedimos à nossa equipe que analisasse todas essas alegações. Não somos polícias, mas temos muitos dados. Analisamos os dados da blockchain. Olhamos para outras coisas.”

“Pedi à nossa equipe que analisasse cada uma dessas alegações da FatMan. […] Até o momento, não podemos confirmar ou negar nenhuma das alegações.”

Após a entrevista, FatMan citou a Binance novamente, desta vez apontando a falta de rigorosidade ao listar novas criptomoedas. Embora sua fonte seja anônima, o investidor afirma que a mesma foi verificada.

“Neste ponto, seu processo de diligência para novas listagens tornou-se extremamente fraco, já que os analistas que trabalhavam com criptomoedas há muito tempo não estavam mais lá,” acusa a fonte de FatMan. “Seu processo de listagem é altamente suscetível a jargões de cripto sem sentido e táticas de marketing exageradas.”

Curiosamente, Zhao já havia afirmado que sua empresa deveria melhorar neste ponto antes mesmo destas denúncias ser publicada. Entretanto, notou que mesmo com melhorias é possível que existam casos parecidos.

“Nunca falei com Do Kwon,” afirma fundador da Binance

O envolvimento de Do Kwon, criador da LUNA e UST, em outro projeto de stablecoin que falhou também foi outro assunto que à Fortune abordou durante sua entrevista com Changpeng Zhao. Para o fundador da Binance, esta informação lhe surpreendeu.

“Fiquei surpreso, para dizer o mínimo. Mas, fiquei ainda mais surpreso que nossa equipe não soubesse disso antes.”

Seguindo, CZ comenta que nunca falou diretamente com Do Kwon, nem mesmo após o colapso da LUNA e da UST. Segundo o fundador da Binance, todas as comunicações com Do Kwon e a Terraform Labs foram realizadas por membros de sua equipe.

“Acredito que me envolver pessoalmente no processo não ajudará. Mesmo que eu tenha apenas uma chamada no Zoom com eles, não poderia dizer: “Ei, esse cara é o fundador da Basis [Cash]”. Eu não conheço todo mundo na indústria. A maioria das pessoas pensa que conheço todo mundo.”

Sobre uma possível criação de uma nova stablecoin por Do Kwon, para substituir a TerraUSD (UST), Zhao afirmou que precisará analisá-la como um novo projeto antes de listá-la. Entretanto, notou que serão bem mais rigorosos devido aos acontecimentos passados.

Por fim, Zhao também comentou sobre acusações de que a Binance teria despejado suas LUNAs no mercado. Embora seu investimento tenha saltado de US$ 3 milhões para US$ 1,8 bilhão, CZ afirma que eles nunca venderam as mesmas e isso pode ser confirmado por registros na blockchain.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias