A Binance, maior plataforma global de negociação de ativos digitais em volume de negócios e número de usuários, anuncia o lançamento da Medá, sua nova Instituição Fundos de Pagamento Eletrônico (IFPE, na sigla original) no México. Operada por uma vertical independente, a Medá tem como missão impulsionar os serviços de tecnologia financeira da Binance em toda a região.
O movimento reforça a presença regulatória da Binance na América Latina, onde já atua com licenças e aprovações no Brasil, Argentina, El Salvador e, agora, México, consolidando o continente como um dos mais estratégicos para o crescimento da indústria cripto.
Com um investimento planejado de mais de 1 bilhão de pesos mexicanos (US$ 53 milhões) nos próximos quatro anos, a Binance busca ampliar o acesso a serviços digitais inovadores e acessíveis, contribuindo para a inclusão financeira e o fortalecimento do ecossistema de ativos virtuais na região.
A Medá é autorizada, regulada e supervisionada pelas autoridades financeiras mexicanas, e foi desenvolvida para facilitar depósitos e saques em pesos mexicanos. A entidade será operada por uma equipe independente, garantindo autonomia operacional e estabelecendo um novo marco regulatório ao adotar melhores práticas que aproximam o sistema financeiro tradicional do universo das criptomoedas.
“Em um mercado altamente concentrado, a Medá aspira se tornar a principal alternativa no setor de tecnologia financeira como processadora de transações em pesos mexicanos. Reconhecendo que o aumento da concorrência beneficia os consumidores, a Medá proporcionará à população mexicana acesso a serviços de tecnologia financeira de maior qualidade a custos mais acessíveis“, comenta Guilherme Nazar, Vice-Presidente Regional da Binance para a América Latina, que visitou o país recentemente.
Consolidação na América Latina pela Binance
“A América Latina está entre os mercados que mais crescem em adoção cripto no mundo, e ampliar nossa atuação regulada é fundamental para apoiar esse movimento. Com a Medá, consolidamos ainda mais nossa presença em quatro países latino-americanos, levando serviços mais acessíveis e de qualidade para milhões de pessoas“, afirma Nazar.
Por meio de sua conta na Medá, os usuários no México poderão acessar, enviar e gerenciar seus pesos mexicanos perfeitamente dentro do ecossistema da Binance, que já atende mais de 287 milhões de usuários em todo o mundo.
“Com uma população superior a 125 milhões, o México é um mercado-chave para expandir o acesso à inclusão financeira“, disse Nazar. “Acreditamos na importância de promover ecossistemas seguros e sustentáveis que criem oportunidades mais amplas para todos os mexicanos em termos de desenvolvimento social e econômico. O objetivo da Binance é estabelecer o México como um polo de inovação em fintech por meio dessa nova vertical independente, promovendo a sinergia entre finanças tradicionais e tecnologias emergentes“.
A expansão regulatória na América Latina soma-se ao portfólio global da Binance, que já conta com 22 jurisdições licenciadas, incluindo França, Itália, Espanha, Dubai e Japão.
Esse avanço reafirma o compromisso da empresa em operar de forma segura, transparente e em conformidade com legislações locais.
A Binance também mantém a educação como um de seus pilares centrais. Por meio da Binance Academy, oferece conteúdos gratuitos em mais de 30 idiomas, incluindo o espanhol e o português.
Apenas em 2024, a iniciativa impactou mais de 44 milhões de pessoas em todo o mundo, com cursos, workshops e parcerias com instituições renomadas como a Universidade Nacional Autônoma do México, o Instituto Tecnológico de Monterrey e a Universidade Panamericana.