A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, publicou um alerta para investidores sobre um novo golpe envolvendo chaves privadas e frases de recuperação. Tais ferramentas são usadas para acessar carteiras, mas nunca devem ser compartilhadas.
Nas redes sociais, é possível encontrar outro golpe semelhante envolvendo frases-semente com carteiras que usam tokens como iscas para receber depósitos de criptomoedas.
Devido à popularização das criptomoedas e a chegada de cada vez mais novos investidores com a alta do Bitcoin, esses são os momentos em que os golpistas estão mais ativos, visando justamente os mais novatos.
Golpistas criam novo golpe envolvendo chaves-privadas de carteiras de criptomoedas
Em suma, uma chave-privada ou 12 palavras de recuperação são usadas para o investidor ter acesso à sua carteira de autocustódia. Ou seja, caso ela seja revelada para um terceiro, essa pessoa passa a ter controle total dos fundos.
Conforme transações de criptomoedas são irreversíveis, esse erro é gravíssimo e pode gerar a perda total de fundos.
No entanto, a Binance nota que os golpistas criaram um golpe “inverso”. Ao invés de tentar forçar o usuário a expôr suas palavras de recuperação, os golpistas estão gerando essas palavras e enviando-as para as vítimas em potencial.
O texto aponta que os golpistas estão ligando para investidores enquanto se passam pela equipe da Binance, alegando que suas contas foram comprometidas e que eles devem mover seus fundos para uma nova carteira.
“Os golpistas enviam uma frase-semente por SMS ou e-mail, alegando falsamente que ela pertence à sua nova “carteira segura”. Esse é um sinal claro de golpe”, detalha a Binance, adicionando que “serviços legítimos nunca pedirão sua frase-semente nem fornecerão uma para você usar”.
Caso a vítima importe essas palavras e deposite quaisquer criptomoedas nessa carteira, os golpistas, que já possuíam controle sobre ela, rapidamente movem essas moedas para outro endereço controlado por eles, resultando na perda total dos investimentos.
Como recomendação, a Binance afirma que usuários devem ignorar tentativas de contato e nunca mover fundos ou instalar aplicativos a pedido de terceiros, bem como nunca compartilhar suas frase-semente com ninguém.
Golpes parecidos podem ser encontrados em outras plataformas
Ainda em relação a chaves-privadas, outro golpe que está chamando a atenção da comunidade pode ser encontrado em plataformas como YouTube e outras redes sociais.
Em suma, golpista escrevem as 12 palavras em comentários, fingindo que estão com problemas para acessar seus fundos. Caso a vítima importe elas em uma carteira, verá que o endereço possui saldo em alguma stablecoin ou outro token na rede Ethereum, ou Solana, por exemplo.
No entanto, conforme é necessário ter ETH ou SOL para mover essas moedas, as vítimas se sentem tentadas a depositar uma quantia para esse fim. É então que os golpistas movem essas moedas rapidamente, antes da vítima mover os tokens.
Ou seja, os tokens são apenas uma isca e as vítimas, de certo modo, acham que estão com levando vantagem.
Independente disso, esses dois tipos de golpes mostram o quão é importante manter suas chaves privadas ou frases-semente em um local seguro. A recomendação é que elas sejam gravadas em dispositivos físicos, como um papel ou chapa de metal, sem acesso à internet, e bem guardadas.