A Binance, exchange de criptomoedas fundada por Changpeng Zhao, anunciou nesta segunda-feira (13) que não trabalhará com depósitos e saques de Litecoin (LTC) que usarem o recurso MimbleWimble Extension Blocks (MWEB).
Indo além, a corretora explica que tais depósitos não serão processados, bem como não serão restituídos conforme o MWEB impossibilita saber de qual endereço o envio foi realizado, para realizar o reembolso. Em outras palavras, quem usar tal recurso perderá todo dinheiro depositado.
Tal atualização na blockchain da Litecoin, focada em privacidade, está sendo um grande problema para a comunidade. Afinal, requisitos regulatórios já estão pressionando outras exchanges a abandonar o LTC por conta do MimbleWimble.
O que é o MimbleWimble do Litecoin?
O MimbleWimble Extension Blocks (MWEB) é composto por duas técnologias. A primeira é o MimbleWimble, já usado por moedas menores como Beam (BEAM) e Grin (GRIN). O segundo, Extension Blocks, foi proposto para ser usado no Bitcoin em 2017, entretanto não foi ativado.
Portanto, os principais propósitos do MWEB são o aumento da privacidade nas transações, ainda que não sejam 100% privadas, bem como a escalabilidade da rede.
“Em termos de fungibilidade e privacidade, acredito que o MWEB entrega 90%,” afirmou Charlie Lee, criador do Litecoin. “Para a maioria das pessoas isso é bom o suficiente. É a diferença entre morar em uma casa de vidro e morar em uma casa com janelas. Para as pessoas que precisam de 100% de privacidade, elas podem morar em uma casa sem janelas.”
Com tantas moedas quase idênticas no mercado, o Litecoin está então apostando em um caminho diferente. Além disso, o LTC sempre foi conhecido por testar novos recursos antes de serem introduzidos no Bitcoin.
Consequências podem ser devastadoras para o Litecoin
Apesar de o Litecoin já ter servido de experimento para outros recursos, como o SegWit, é difícil acreditar que o MimbleWimble Extension Blocks (MWEB) seja introduzido no Bitcoin em um futuro próximo.
O principal motivo é a questão regulatória. Muitos países não permitem que exchanges lidem com depósitos e saques de moedas anônimas. Afinal, estes acreditam que estas criptomoedas poderiam ser usadas para fins ilícitos. Sendo assim, o Litecoin pode ser removido de diversas exchanges, perdendo liquidez internacional.
Binance não aceitará depósitos de Litecoin que usem MWEB
Sendo assim, uma das maiores exchanges do mercado, a Binance, anunciou que será mais uma que não trabalhará com o MimbleWimble Extension Blocks do Litecoin.
“A Binance não suportará depósitos e saques de Litecoin (LTC) que utilizam a função MimbleWimble Extension Blocks (MWEB),” aponta o comunicado da Binance. “Quaisquer depósitos de LTC feitos na Binance por meio da função MWEB não serão recebidos ou devolvidos, pois não conseguimos verificar o endereço do remetente, resultando na perda direta de fundos.”
Apesar disso, a exchange continuará trabalhando normalmente com depósitos e saques que não utilizem o MWEB. Contudo, é notável que o recurso está afetando o preço do LTC, que já está 85% abaixo de seu topo histórico devido ao bear market.