As maiores corretoras do mercado como Binance, OKX e outras mais, começaram a emitir um alerta para os seus investidores, principalmente nesta segunda-feira (14). Isso porque, a criptomoeda Mantra (OM) experimentou uma queda brutal no último domingo (13), causando grandes danos aos investidores.
O caso de uma criptomoeda cair 90% é o primeiro de 2025, mas não é a primeira ocorrência dos últimos anos. Ou seja, mostra o alto risco das altcoins no mercado.
Em nota, a Binance disse aos investidores que, em 2024, já havia diminuído os controles de risco do projeto Mantra, como medida preventiva.
“A Binance está ciente de que OM, o token nativo do MANTRA, sofreu volatilidades de preço significativas. Nossas descobertas iniciais indicam que os acontecimentos do último dia são resultado de liquidações entre corretoras“, dia a maior corretora do mercado.
“Desde outubro do ano passado, a Binance implementou diversas medidas de controle de risco, incluindo a redução dos níveis de alavancagem em relação ao token OM. A Binance monitora constantemente os níveis de alavancagem e realiza ajustes de acordo com as condições de mercado para controles de risco, a fim de ajudar a reduzir a volatilidade,” seguiu explicando.
Já a corretora OKX declarou que alerta sobre os riscos em todas as suas páginas. Além disso, a grande corretora pediu que os investidores exercitem a busca por conhecimento sobre a altcoin.
“Notamos uma volatilidade incomum no $OM por volta das 2h (horário de Hong Kong). Para mitigar os riscos de negociação, atualizamos nossos controles de risco e adicionamos um aviso de risco às páginas de negociação do $OM. Por favor, tenha cuidado e DYOR.”
We noticed unusual volatility in $OM around 2 AM HKT.
To mitigate trading risks, we've updated our risk controls and added a risk warning to the $OM trading pages.
Please exercise caution and DYOR.https://t.co/6GbUuHVWca pic.twitter.com/3OjVMcnzqf
— OKX (@okx) April 14, 2025
Binance, OKX e outras corretoras falam em mudanças no projeto e saques suspeitos de Mantra (OM)
O caso chamou atenção por ser o primeiro a registrar uma queda absurda no atual ciclo de alta do mercado. Desde novembro de 2024, o projeto chegou a valorizar bastante e atraiu a atenção de investidores.
Contudo, as corretoras que investigam a queda brutal do Mantra indicam que o projeto começou a demonstrar preocupações no último ano.
“Em nossas investigações, identificamos mudanças significativas no modelo de tokenomics do token MANTRA desde outubro de 2024, com base em dados on-chain disponíveis publicamente e dados de exchanges internas. Também observamos diversos endereços on-chain executando depósitos e saques em larga escala potencialmente coordenados em diversas exchanges centralizadas, desde março de 2025“, disse a OKX aos seus clientes.
Em nota nesta segunda, a OKX declarou que seguirá monitorando o caso de perto.
Equipe da criptomoeda culpa corretoras centralizadas
A equipe do projeto Mantra culpou publicamente exchanges centralizadas pela queda repentina de cerca de 90% no valor do token OM, ocorrida no último domingo, durante um período de baixa liquidez.
Em comunicado assinado pelo líder do projeto, JPM, a equipe afirma que o colapso foi provocado por “encerramentos forçados e imprudentes” realizados por plataformas de negociação sobre posições de usuários do token.
Segundo a nota, a movimentação ocorreu de forma abrupta, “sem aviso prévio adequado”, e durante um horário de menor atividade de mercado. Assim, para o time da Mantra, pode indicar “negligência ou, possivelmente, posicionamento intencional por parte das exchanges“.
O comunicado destaca ainda que a equipe, a associação Mantra Chain, seus conselheiros e investidores não participaram da venda dos tokens e que os ativos seguem bloqueados conforme os prazos de vesting estabelecidos. “Os tokens continuam bloqueados e sujeitos aos períodos de carência publicados. As carteiras de tokens estão online e visíveis“, afirmou a equipe.